Ferreira dos Santos Advogados tem novo chefe de contencioso | Análise
Análise

Ferreira dos Santos Advogados tem novo chefe de contencioso

Reinaldo Japiassú comenta sobre as dificuldades de 2020 e revela expectativas para 2021

11 de February de 2021 13h05

O escritório Ferreira dos Santos Advogados, com sede no Rio de Janeiro e filial em São Paulo, anunciou o ingresso de Reinaldo de Araujo Arlêo Japiassú como advogado associado, para assumir a posição de chefe do contencioso. Segundo o profissional, o convite realizado pelo Dr. Luís Carlos Ferreira dos Santos Jr. abarcava, além do comando da área de contencioso do escritório, a projeção de integrar a sociedade. Na visão do advogado, assumir a condição de sócio será uma consequência desse trabalho.

Reinaldo de Araujo Arlêo Japiassú é o novo chefe do contencioso do Ferreira dos Santos Advogados (Imagem: Divulgação)

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e pós-graduado em Direito Administrativo Econômico pela mesma instituição, Reinaldo também possui LL.M. em Litigation pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Apaixonado por esporte, o advogado comenta que a sua jornada profissional começou na redação do Jornal dos Sports, como estagiário, na mesma época em que cursou jornalismo na PUC-Rio. Segundo Reinaldo, os momentos vividos como repórter foram inesquecíveis.

Durante a faculdade de jornalismo, fez um intercâmbio de verão por dois meses na Inglaterra, onde conheceu pessoas do mundo inteiro, o que fez ressurgir a vontade de ser diplomata e representar o Brasil no mundo. Quando retornou ao país, além das matérias naturais do curso, passou a fazer disciplinas eletivas de Relações Internacionais, oferecidas pela PUC-Rio. Ao mesmo tempo, passou a estudar espanhol, francês e italiano. Tudo isso tendo em vista a preparação para o concurso do Instituto Rio Branco. 

Com uma enorme facilidade em compreender o mundo jurídico, Reinaldo comenta que passou a ter contato com o Direito. Depois de seis meses de estudos, foi aprovado no processo seletivo para estagiar na área de Propriedade Intelectual no escritório Demarest Advogados. Segundo ele, foi uma experiência muito interessante e positiva. Movido por novos desafios, ele conta que iniciou outro período de estágio na área de contencioso estratégico do SiqueiraCastro, atuando nas demandas mais sensíveis para a banca.

Do SiqueiraCastro foi trabalhar na Defensoria Pública, com demandas da 8ª Vara de Fazenda Pública. Nesta época, atuavam com demandas principalmente de medicamentos e internação. Após a conclusão do período de estudos, foi também aprovado no processo de seleção do Machado Meyer Advogados, para atuar no setor imobiliário. Posteriormente, ingressou no escritório Kalache, Chame e Costa Braga Advogados, onde permaneceu durante três anos e fez grandes amizades.

No Ferreira dos Santos Advogados, Reinaldo reforça que será responsável por coordenar a equipe, elaborar estratégias de atuação, acompanhar todos os processos, prazos e diligências de contencioso, bem como atender clientes. Além disso, também irá elaborar e revisar notificações extrajudiciais, petições iniciais, intercorrentes e recursos.

Ao final da entrevista, Reinaldo ressalta que o 2020 foi muito difícil para todos, sendo necessário passar por uma adaptação à nova realidade. Em que pese a situação lamentável do presente (com a pandemia ainda vitimando milhões de pessoas), o advogado diz preferir olhar com otimismo para o futuro. Reinaldo ainda demonstrou que grandes estruturas de escritórios não se fazem mais necessárias como antes, visto o processo eletrônico, bem como toda a tecnologia disponível.

Com relação às demandas em si, espera-se que continuem a surgir todos os dias. Além disso, na visão do especialista, a figura do advogado se mostra cada dia mais importante para que o mercado possa ter uma rápida recuperação.

Demarest AdvogadosFerreira dos Santos AdvogadosKalache, Chame e Costa Braga AdvogadosLuís Carlos Ferreira dos Santos JuniorMachado Meyer AdvogadosReinaldo de Araujo Arlêo JapiassúSiqueiraCastro