O escritório Cascione Pulino Boulos Advogados, fundado há mais de dez anos e reconhecido pela categoria de atuação full service, anunciou a implementação de sua nova área: Direito Ambiental. O setor será comandado pelo sócio recém contratado Rafael Fernando Feldmann. A temática sobre sustentabilidade (que envolvem temas como uso de água, descarte de resíduos e consumo de combustíveis fósseis) sempre despertou curiosidade em Rafael. O contato com a natureza, também foi algo marcante em sua vida e carreira.
Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Direito Administrativo pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), mestre em Direito Internacional pelo Instituto Empresa de Madri (IE Law School) e Auditor Interno de Sistemas de Gestão Ambiental pela Bureau Veritas Brasil, Feldmann diz ter experimentado outras áreas, enquanto estagiário, mas desde o início da carreira havia o desejo de se desenvolver profissionalmente em Direito Ambiental. O advogado salientou a importante presença de seu professor, na escolha de sua jornada:
Embora tenha atuado em outras áreas, Rafael decidiu então direcionar sua carreira exclusivamente para o ambiental, destacando em seu currículo na época "objetivo: estagiar exclusivamente na área jurídico-ambiental". Recusou algumas propostas de bancas reconhecidas nacionalmente, e aceitou o convite de um escritório menor, mas com o foco exclusivo na atuação escolhida. Depois de mais de 15 anos de experiência na área, Rafael passou por bancas como Mattos Filho Advogados, onde ficou por quase 12 anos, Themudo Lessa Advogados, época em que obteve reconhecimento como advogado Mais Admirado em 2019 e 2020 no ranking Análise Advocacia, e pelo espanhol Pérez-Llorca.
Feldmann revela que um dos fatores que mais despertaram sua atenção no momento de aceitar o convite para ingressar no novo time foi a atuação full service da banca Cascione Pulino Boulos Advogados. De acordo com o novo sócio, a interação multidisciplinar é fundamental para o desenvolvimento de uma área ambiental. Antes de receber a proposta para comandar a nova área, Rafael já havia atuado como consultor do escritório, e afirma que sempre se sentiu acolhido pela equipe:
Sobre os desafios, na implementação da nova área, o advogado sinaliza que ainda há um caminho a percorrer em relação ao Direito Ambiental. Apesar de haver um aumento exponencial em demandas ambientais, alguns clientes ainda valorizam pouco esse tipo de trabalho, sobretudo com o viés consultivo, para evitar demandas contenciosas no futuro.
Contudo, Rafael destaca que suas expectativas para esta nova jornada são favoráveis, pois existem muitos temas em ebulição na área que acarretarão em novos serviços. Por fim, o novo sócio pretende permanecer contando com os parceiros novos e antigos para conciliar todas as exigências e oferecer um ótimo trabalho, com resultado, aos clientes.