Em continuidade ao seu plano de expansão, o escritório Bicalho ADV, presente na Região Sudeste e na capital do país, anunciou o recente ingresso de Marcos de Almeida Pinto. O advogado chega para fortalecer a área tributária e dividir as responsabilidades com Beatriz Simão, como heads consultivo e contencioso, respectivamente.
Marcos é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), instituição onde também realizou sua pós-graduação em Direito Tributário. Atualmente, o sócio está finalizando seu MBA em private equity, venture capital e investimentos em startups pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Sobre seu início no setor tributário, Marcos destaca a naturalidade com que tudo aconteceu, além de mencionar quão importante e ampla é a área:
"É muito benéfico ter conhecimentos em tributário, e é também uma área que te permite trabalhar e ter contato com todas as outras."
A rotina de advocacia sempre esteve presente na vida de Almeida. Filho de advogado e irmão de advogada, o novo head falou sobre como a estrutura familiar o influenciou a seguir a profissão, porém destaca seu olhar técnico em decidir a carreira e iniciar sua atuação.
Marcos iniciou sua jornada profissional como advogado pelo Mattos Filho Advogados. Passou por outras bancas como Stocche Forbes e ASBZ Advogados, antes de aceitar o convite para atuar no Bicalho ADV. Ainda no início da pandemia, o advogado iniciou sua parceria com o escritório, atuando de forma externa. Com o passar dos meses e o fortalecimento da aliança, ambos os lados notaram a possibilidade de auxilio mútuo, então surgiu o convite.
"O escritório já atendia a área tributária, de forma contenciosa, mas ainda não havia uma pessoa para planejamento." - Marcos sobre seu ingresso.
Para Beatriz, pós-graduada em Direito Tributário, sócia e head pelas demandas contenciosas do setor, a chegada de Marcos como sócio no escritório é importante, pois de acordo com a profissional, ambas as ações (consultiva e contenciosa) estão correlacionadas e uma assiste à outra.
"Eu acho que nosso trabalho está muito vinculado e um acaba ajudando o outro. Nós estando alinhados, um auxiliará o outro."
Atualmente o escritório conta com três profissionais diretamente ligados ao setor tributário. Marcos coordenará a área de consultoria e planejamento tributário, com foco em estruturação de operações imobiliárias, fusões e aquisições, reorganizações societárias, mercado de capitais, project finance e assessoria a family offices. Já Beatriz, que desde o início de sua carreira atua com o setor, permanecerá como coordenadora da área de contencioso tributário e especialista em soluções estratégicas envolvendo tributos federais, estaduais e municipais, nas esferas administrativas e judiciais.
Por fim, Marcos destaca que o grande desafio e objetivo será tornar a área tributária do escritório tão reconhecida quanto a imobiliária - setor em que a banca foi destaque como Mais Admirada no anuário Análise Advocacia 2020.