Com quase dez anos de experiência em bancas de advocacia e representando, atualmente, o Schneider, Pugliese, Sztokfisz, Figueiredo e Carvalho Advogados, Caroline Ramos foi nomeada vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo (OAB/SP).
Ramos é bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT) e em Advocacia Racial pelo EDUCAFRO, onde também atuou como consultora voluntária. Filha de funcionários públicos — já aposentados —, a advogada recorda as discussões que ouvia desde pequena sobre o poder público e os cidadãos, como legislação, fiscalização, contratos, arrecadação tributária; tais tópicos levaram-na a seguir carreira jurídica.
Natural de São Paulo e presente em diversos debates sobre igualdade racial, como no artigo "Advocacia Racial: o que é e porque se faz necessária", escrito com exclusividade para o analise.com, Caroline destaca a oportunidade de levar a discussão sobre racismo institucional para dentro de uma organização importante para o Direito, como a OAB.
De acordo com a advogada, a Comissão — que será presidida por Irapuã Santana, professor idealizador do curso de Advocacia Racial do EDUCAFRO — assumiu como principal objetivo promover um espaço de inclusão, acolhimento e luta. A partir destes valores, Caroline afirma que importantes projetos para o desenvolvimento da advocacia negra paulista foram traçados.
Por fim, sobre os desafios, a advogada reforça a possibilidade de levar para novos espaços a discussão sobre um tema tão importante como a igualdade racial. Ramos também lembrou que, além de trazer benefícios para as relações interpessoais do dia a dia, dos escritórios e empresas, o debate também pode possibilitar melhor resultado na performance dos profissionais e crescimento das instituições.