Advogada abre escritório especializado em Direito Penal e Direito Digital | Análise
Análise

Advogada abre escritório especializado em Direito Penal e Direito Digital

Carolina da Silva Leme Advocacia está localizado na Vila Olímpia, zona sul de São Paulo

16 de March de 2021 13h20
Carolina da Silva Leme abriu seu próprio escritório na região da Vila Olímpia (Imagem: Divulgação)

A advogada Carolina da Silva Leme, mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), abriu seu próprio escritório especializado em Direito Penal e Direito Digital, na Vila Olímpia, zona sul de São Paulo. Perguntada sobre a decisão de investir e inaugurar o Carolina da Silva Leme Advocacia, a advogada revelou que, após sua passagem pelos escritórios Moraes Pitombo Advogados, Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados e Veirano Advogados, adquiriu expertise não só técnica, mas também de demandas e rotinas administrativas de gestão de bancas, o que trouxe contatos, conhecimento e segurança para dar esse passo.

Num cenário adverso, as incertezas e inseguranças existem em qualquer tipo de empreendedorismo, em qualquer área, não só no Direito, afirma a advogada. A mudança de ares, de grandes corporações para fundação de um negócio próprio mexe com a zona de conforto. No entanto, Carolina afirma sentir-se segura para seguir esse caminho, devido à sua experiência e aos aprendizados que obteve nas bancas nas quais trabalhou, bem como na coordenação de diversos projetos junto ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim) e Comissão de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa em Direito e Processo Penal da OAB/SP.

Carolina iniciou sua trajetória no Moraes Pitombo Advogados em 2010, como estagiária de Direito. Lá permaneceu até setembro de 2017, já no cargo de advogada sênior, atuando com demandas da área penal e digital. Segundo a advogada, a banca foi, sem sombra de dúvidas, uma excelente escola para questões de ética e transparência.

Em seguida integrou a equipe de Direito Penal Econômico do Mattos Filho, também na função de advogada sênior. Em razão da expertise adquirida no Moraes Pitombo e da entrada de um grande cliente da área de aplicação de internet (aplicativos), no meio da sua trajetória atuou em um time misto e inovador, que cuidava de demandas de crimes cibernéticos, eleitorais e de resolução de conflitos, tendo sido uma excelente oportunidade de aprendizado e crescimento, pessoal e profissional.

Em seguida, em 2019, foi trabalhar como advogada sênior na área de Direito Penal do Veirano Advogados. Por ser então a mais velha (de idade e formação acadêmica) da equipe, coordenou o setor com o apoio de outro sócio, oportunidade em que vivenciou a rotina de liderança e gestão do time, a parceria com as demais áreas de Direito, consistindo também em importante aprendizado que possibilitou a abertura de sua própria banca.

Do ponto de vista profissional, segundo a advogada, os planos para o futuro consistem na expansão de seu escritório, perpetuando o incentivo ao aprendizado, ao conhecimento e o atendimento diferenciado. Do ponto de vista pessoal e acadêmico, Carolina pretende dar continuidade aos seus estudos na área de Direito Penal.

Já no final da entrevista, Carolina comentou que a área penal é um setor de constantes demandas, consultivas ou contenciosas. No tocante à sua correlação com o Direito Digital, na opinião da advogada, duas considerações podem ser feitas: com o advento das leis de proteção de dados, especialmente à LGPD, houve um incremento na procura pelo setor para adequação à referidas normas, seja por serem empresas de aplicação de internet que visam a cumprir com as referidas leis no ato de fornecimento de dados de usuários no âmbito de investigações criminais, ou por clientes que foram acusados de cometer crimes por intermédio das redes ou as próprias vítimas desses crimes.

Carolina da Silva LemeCarolina da Silva Leme AdvocaciaDireito DigitalDireito PenalLGPDMattos Filho AdvogadosMoraes Pitombo AdvogadosNovo EscritórioSóciaVeirano Advogados