Em um mundo em rápida transformação tecnológica, como você identifica e implementa inovações que realmente agregam valor à sua área e, por consequência, à sua empresa?
R: O uso de tecnologia e ferramentas é essencial para otimizar o nosso dia a dia. No meu cenário atual, de uma empresa em início de operações no Brasil, preciso priorizar o que realmente é necessário para esse momento, buscando sistemas que atendam às demandas iniciais com um custo menor.
Qual é o seu destino favorito para desconectar do dia a dia e quais experiências nesse local mais o inspiram ou recarregam suas energias?
R: Minha família adora viajar para Orlando. Os parques da Disney me desconectam totalmente do meu dia a dia. É um ambiente de diversão e magia, mas que também inspira como modelo de gestão de pessoas, atendimento ao cliente e experiências memoráveis.
Qual livro você considera uma leitura indispensável para líderes e por que ele impactou sua visão ou prática profissional?
R: O Princípio 80/20 (Richard Koch). O livro traz um princípio que pode ser aplicado em muitos aspectos da vida pessoal, profissional e até nas relações do dia a dia. Focar no que realmente importa, eliminar e reduzir o desnecessário e aplicar o 80/20 de forma estratégica.
Se você tivesse que recomendar um filme que oferece uma lição valiosa sobre liderança ou resiliência, qual seria? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, por que ele impactou sua visão ou prática profissional.
R: A Sociedade da Neve. Os personagens precisam lidar com o trauma psicológico do acidente e a morte dos companheiros. Lições: união apesar da adversidade, liderança, liderança compartilhada, comunicação efetiva, resiliência, tomada de decisão coletiva, empatia e cuidado mútuo.
Qual série você acha que oferece insights valiosos sobre o mundo dos negócios ou para o desenvolvimento pessoal? Se quiser, sinta-se à vontade para descrever, resumidamente, o que a torna tão relevante.
R: A minissérie do Senna. Ele é um exemplo de construção de marca pessoal.
Quais estratégias você utiliza para garantir que suas responsabilidades profissionais não comprometam seu bem-estar pessoal e familiar?
R: Tenho uma rede de apoio que me ajuda muito no dia a dia e alguns acordos dos quais não abro mão, como participar de eventos da escola, manter os finais de semana dedicados à família e, além de tudo, fazer com que minha filha entenda a importância da vida profissional da mãe para mim e para a nossa família.