Nem só de trabalho vive um executivo. Durante a pesquisa do anuário ANÁLISE EXECUTIVOS 2024, os profissionais Mais Admirados nas áreas jurídica, financeira e de compliance revelaram quais obras recomendam para os colegas aproveitarem em seu tempo livre. Os resultados revelam uma seleção variada, com 99 livros, 69 filmes e 57 séries, abrangendo diversos gêneros e estilos.
Entre os filmes mais recomendados pelos executivos, houve um empate na primeira posição entre Oppenheimer e Anatomia de Uma Queda, ambos indicados à categoria de Melhor Filme pelo Oscar em 2024. A adaptação cinematográfica da vida do líder do Projeto Manhattan, J. Robert Oppenheimer, dirigida por Christopher Nolan, recebeu 13 indicações ao Oscar e conquistou sete estatuetas, incluindo Melhor Diretor e Melhor Filme.
Anatomia de Uma Queda, filme francês dirigido por Justine Triet, que aborda um assassinato em que uma escritora, esposa da vítima, é a principal suspeita, recebeu cinco indicações ao Oscar e conquistou duas estatuetas, nas categorias de Melhor Roteiro Original e Melhor Edição.
Atrás deles, está o clássico da Sessão da Tarde, À Procura da Felicidade (2006), dirigido por Gabriele Muccino. O filme, que rendeu a Will Smith sua segunda indicação ao Oscar de Melhor Ator em 2007, narra a trajetória de Chris Gardner até sua entrada no mercado financeiro, onde fundou a Gardner Rich & Co.
Em terceiro lugar ficou Estrelas Além do Tempo (2016), dirigido por Theodore Melfi. O filme retrata a história de três cientistas negras norte-americanas que, durante a Guerra Fria, auxiliaram o programa espacial dos Estados Unidos enquanto enfrentavam o apartheid racial da década de 1960.
Quando questionados sobre séries, a mais mencionada foi Succession (2018-2023). A trama gira em torno da família Roy, que lidera um dos maiores conglomerados de mídia e entretenimento do mundo. O seriado conquistou seis Emmys e quatro Globos de Ouro na categoria de Melhor Série Dramática.
A segunda série mais recomendada pelos executivos de todas as áreas foi Ted Lasso (2020-2023). Com três temporadas, a comédia acompanha Ted Lasso, um carismático treinador de futebol americano que assume um time de futebol na Inglaterra. O seriado conquistou 13 Emmys, incluindo o prêmio de Melhor Série de Comédia.
Em terceiro lugar, ficaram as séries The Crown (2016-2023) e Suits (2011-2019). The Crown explora a história da realeza britânica, desde a Rainha Elizabeth nos anos 1940 até os dias atuais, e como essa trajetória moldou o século XX. O seriado conquistou sete Emmys.
Suits conta a história de Harvey Specter, um advogado corporativo de sucesso que nunca perdeu um caso, e Mike Ross, um brilhante estudante de direito que, apesar de não ter passado no exame da ordem, é recrutado para trabalhar ao lado de Harvey. Embora não tenha recebido prêmios, a série foi amplamente elogiada e gerou um spin-off focado em Jessica Pearson, a chefe de Harvey.
Entre os livros recomendados pelos executivos, o Essencialismo, de Greg McKeown, mantém-se como favorito pelo terceiro ano consecutivo. Lançado em 2014, o livro enfoca a importância da clareza de foco e da habilidade de dizer "não", aspectos essenciais para o sucesso nos negócios contemporâneos.
Logo atrás, encontra-se A Coragem de Ser Imperfeito, escrito por Brené Brown e lançado em 2023. O livro explora como reprimir emoções como medo, mágoa e desilusão, na tentativa de se proteger de erros e fracassos, pode limitar oportunidades tanto no ambiente corporativo quanto nas relações pessoais.
Em terceiro lugar, está o livro 2041: Como a Inteligência Artificial Vai Mudar Sua Vida nas Próximas Décadas, de Kai-Fu Lee, lançado em 2022. A obra explora, por meio de dez contos, os impactos da inteligência artificial e da tecnologia na trajetória da humanidade.