"Um ambiente mais inclusivo traz riqueza de perspectivas, em razão dos diferentes pontos de vista e experiências, o que contribui para a qualidade dos serviços." Essa é a visão de Luis Gustavo Miranda, sócio e CCO do Rolim Goulart Cardoso, sobre os resultados que as práticas de diversidade trouxeram ao escritório.
A edição deste ano do ANÁLISE ADVOCACIA DIVERSIDADE E INCLUSÃO perguntou a 557 bancas quais efeitos foram percebidos com a adoção de práticas voltadas ao D&I. Do total, 66% apontaram que o principal resultado foi a formação de equipes mais diversas. Os resultados podem ser conferidos no gráfico abaixo:
Ambiente melhor é igual a rotatividade menor
De 557 escritórios, 58% afirmaram que a adoção de práticas de diversidade melhorou o ambiente de trabalho. Além disso, 38% notaram um aumento no interesse de novos talentos após a implementação das ações de D&I. Na visão de Lucas Ciarrocchi Malavasi, managing partner do Claudio Zalaf Advogados Associados, esses resultados estão diretamente interligados.
"Ambientes inclusivos criam condições para que os profissionais atuem com autenticidade, o que melhora a comunicação, reduz conflitos e fortalece vínculos. Esse engajamento gera menor rotatividade e maior produtividade, refletindo-se, inclusive, em índices mais positivos nas nossas pesquisas internas", afirma Lucas.
Diversidade gera engajamento
De acordo com o levantamento da edição deste ano, 49% dos escritórios responderam que o maior resultado obtido foi o aumento do engajamento da equipe. Entre eles está o Rolim Goulart Cardoso, que desde 2020, estruturou a iniciativa do Programa Rolim Plural, com o objetivo de fortalecer a diversidade, promover a inclusão e garantir a equidade em todas as etapas da vivência profissional dos colaboradores.
Luis Gustavo Miranda, CCO da banca, eleita 16 vezes Mais Admirada no anuário ANÁLISE ADVOCACIA, afirma que o desenvolvimento do programa contribuiu para a institucionalização, o fortalecimento da cultura interna e a conversão das políticas em práticas.
Aos olhos do cliente
Com a adoção de políticas de diversidade, 15% dos escritórios afirmaram que elas auxiliam na conquista de novos clientes. O levantamento mostra ainda que 7% das bancas identificaram aumento da receita como resultado das ações, evidenciando que este é um fator valorizado pelos clientes. De acordo com o managing partner do Claudio Zalaf Advogados Associados — escritório eleito Mais Admirado duas vezes no anuário ANÁLISE ADVOCACIA —, a implementação das práticas de diversidade trouxe novas perspectivas para o atendimento.
Ações e reações
O Galvão Leonardo Advocacia foi uma das bancas que relataram os maiores números de resultados positivos obtidos com a adoção de práticas de diversidade, com 11 benefícios identificados. Lucileide Galvão, COO do escritório, afirma que, internamente, a diversidade e a inclusão ocorrem de forma orgânica, pois o foco está no reconhecimento e na valorização das pessoas pelo que são e por suas competências, e não apenas por características pessoais.
A COO destaca as ações de diversidade implementadas pelo escritório que geraram esses resultados diretos:
- Realização de processos seletivos inclusivos, com uso de linguagem neutra na descrição das vagas;
- Desenvolvimento de ações internas voltadas ao fomento do respeito e da inclusão para colaboradores e líderes;
- Implantação de políticas de equidade salarial, garantindo salários justos e iguais para funções equivalentes;
- Disponibilização de infraestrutura acessível e adaptada para acolher pessoas com deficiência (PCDs);
- Celebração de datas e temas relacionados à diversidade.
Além disso, em junho de 2025, o Galvão Leonardo Advocacia tornou-se signatário do Pacto Global da ONU. Essa iniciativa tem entre seus pilares o apoio à eliminação da discriminação em relação ao emprego e à ocupação. Lucileide conclui dizendo que através dessas medidas e da valorização das diferenças, foi possível criar um "espaço aberto ao diálogo e à colaboração diversa, resultando em um ambiente de trabalho mais harmonioso, motivador e produtivo."