DESAFIO
Em uma empresa de tecnologia com o CI&T Brasil, a agilidade faz parte do negócio e o departamento jurídico, além do compromisso de identificação e mitigação de riscos, atua como parceiro nessa jornada visando permitir as negociações com clientes de maneira rápida e segura, gerando valor para a organização. Nesse sentido, para permitir que os integrantes do departamento pudessem focar em atividades estratégicas e atingir seus prazos de atendimento, foi necessário encontrar alternativas para as atividades repetitivas e com alto volume de ocorrência. A empresa focou nas seguintes atividades: (i) análise de NDAs (acordo de confidencialidade); (ii) identificação de representantes legais para assinatura de documentos; (iii) análise de subsídios para defesa em ações judiciais trabalhistas; e (iv) análise de novas legislações, com respectiva elaboração de plano de ação para sua incorporação ao negócio da companhia.
SOLUÇÃO
Utilização da inteligência artificial generativa, por meio de personas criadas como advogados atuantes nas áreas de contratos, societária, trabalhista e especialista em legislações, com prompts específicos para avaliação de NDA, identificação de representantes legais conforme regras estatutárias para assinatura de documentos, avaliação de novas legislações e definição de planos de ação para sua adoção pela companhia, além de análise de ações judiciais trabalhistas.
IMPLEMENTAÇÃO
Foi implementada na seguinte ordem: (a) compartilhamento com a inteligência artificial da base legal e jurídica das condições contratuais, societárias, trabalhistas e legislações aplicáveis ao modelo de negócio da empresa, das regras societárias e lista de representantes legais da Companhia, formando com isso, uma base de dados sólida e continuamente atualizável; (b) criação das Personas advogadas de contratos, societária, trabalhista e especialista em legislações, com a definição da narrativa contemplando seu histórico, suas características, desafios e necessidades; e (c) criação de respectivos prompts para permitir a avaliação sob os critérios de cada Persona pré-definida. Com isso, as Personas passaram a realizar o escopo de 4 (quatro) "headcounts" do departamento jurídico.
RESULTADO
i) Avaliação de NDA - ganho de escala na avaliação dos instrumentos contratuais, com redução do tempo de análise pela área jurídica para 20 minutos por instrumento, culminando em redução de 66% do tempo previamente utilizado. Referida otimização gerou um aumento na capacidade produtiva da equipe, elevando em 150% o volume de análises de NDA por dia, garantindo o cumprimento de SLA de 1 (um) dia para retorno à área cliente.
ii) Identificação de procuradores e regras estatutárias - 100% de redução do tempo dedicado à atividade pela advogada societária, visto que as áreas clientes da Companhia podem acessar a Persona diretamente e obter as informações necessárias.
iii) Identificação de novas legislações e elaboração de plano de ação - custo evitado de 100% dos honorários pagos a escritórios externos e redução de 40h para 1h (97%) por avaliação dos dispositivos legais e pontos de atenção para adoção pela Companhia.
iv) Leitura de processos trabalhistas - custo evitado de 100% das horas pagas aos escritórios externos e redução de 83% (1h para 10 min por petição) das horas empregadas pelo advogado interno para identificação e coleta dos subsídios necessários à defesa da Companhia.

