DESAFIO
O objetivo do projeto é proporcionar equilíbrio entre vida pessoal e profissional, promover mais bem-estar e melhoria na saúde física e mental, por meio de diminuição de carga horária de trabalho e redesenho do modelo de trabalho.
SOLUÇÃO
Em 2022 o Clementino e Teixeira Advocacia iniciou a aplicação da pesquisa Great Place To Work e vem sendo certificado desde então. Dentre os pontos de menor favorabilidade nos resultados das pesquisas estava o desequilíbrio entre vida pessoal e profissional, decorrente de sobrecarga de trabalho. Não obstante essa ser uma realidade comum em escritórios de advocacia, não refletia o tipo de ambiente de trabalho que o escritório desejava, razão pela qual foi feita uma investigação sobre os motivos que levavam à essa sobrecarga e chegou-se à conclusão de que havia baixa produtividade decorrente de má gestão do tempo, fluxos de trabalho ineficientes e excesso de dispersão pela execução de multitarefas.
A partir de tais constatações e levando em consideração que estudos demonstram que ao longo do dia menos de 3 horas são realmente produtivas, muito em razão de retrabalho, reuniões longas e em excesso, processos manuais e comunicação falha, o escritório aderiu ao Projeto Piloto da Semana de 4 Dias. Esse Projeto, encabeçado no Brasil pela Reconnect Happiness At Work e 4 Day Week Brazil, com apoio acadêmico da Fundação Getúlio Vargas, tem como foco o aumento de produtividade com promoção de bem-estar a partir de uma metodologia que prevê o redesenho da semana de trabalho, privilegiando momentos de hiperfoco nas atividades prioritárias, comunicação assíncrona, otimização de reuniões e melhor uso de tecnologia, almejando o modelo 100-80-100™: 100% da remuneração, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade.
RESULTADO
A pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas ao final de seis meses de Projeto Piloto com a equipe do Escritório trouxe como alguns indicadores o aumento de: (i) 100% na melhoria de execução de projetos, (ii) 33% da capacidade de cumprir prazos, (iii) 42% de criatividade e inovação, (iv) 75% na colaboração, (v) 50% de melhoria na relação com gestor e (vi) 50% de energia para tarefas com bem-estar, família e amigos. Diante dos resultados ficou demonstrado que o escritório conseguiu atingir o objetivo inicial de maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, proporcionando mais bem-estar e melhor ambiente de trabalho, razão pela qual seguiremos aplicando e aprimorando as práticas até então adotadas.