DESAFIO
Iniciado em março de 2022, o projeto envolveu a reestruturação completa da área de Propriedade Intelectual e Entretenimento do Lima ≡ Feigelson Advogados.
O objetivo principal era o desenvolvimento integral do time, a partir de três pilares essenciais: gestão de pessoas, resultados e clientividade.
SOLUÇÃO
A principal estratégia utilizada foi a implementação de uma cultura de união e colaboração recíproca e constante entre os integrantes do time, nutrindo a sensação de confiança e apoio, o que fez surgir o nome do projeto "Aliadas", considerando se tratar de uma equipe composta por mulheres.
Os recursos e ferramentas utilizados para o alcance do objetivo foram diversos, setorizados conforme a tríade que compõem o pilar de gestão idealizado: pessoas, resultados e clientividade. No que tange ao pilar de "resultados", trata-se de item subdividido em processos, projetos e financeiro.
No aspecto da gestão de pessoas, o acompanhamento dos integrantes do time foi realizado no modelo 1to1 semanal, reforçando a relação de confiança e alinhamento entre líder e liderados, proporcionando oportunidades de feedbacks e correção de aprendizado acelerado. Adicionalmente, o escritório implementou a ferramenta "Qulture Rocks" para a formalização dos encontros semanais, assim como avaliação semestral e elaboração de PDI (Plano de Desenvolvimento Individual). Após as avaliações, a concessão de um feedback estruturado em justificativas robustas e propostas práticas de melhoria para a resolução de feedbacks negativos foram essenciais para o desenvolvimento de cada integrante do time. Os PDI’s passaram a ser elaborados com foco em desenvolvimento de médio e longo prazo, proporcionando clareza no desenvolvimento dos liderados.
Em 2023, foi implementada a primeira mentoria individual líder-liderado na equipe. Diante do êxito obtido na primeira edição, a estratégia foi replicada no ano de 2024, sendo escolhido outro liderado para ser beneficiado, estando o processo de desenvolvimento de pessoas atualmente em andamento.
Ainda no aspecto gestão de pessoas, mas com sutil interseção no que tange a gestão de processos integrada no pilar de "resultados", a equipe estruturou um organograma com setorização de clientes por nicho de mercado e responsabilidades, estabelecendo de forma clara as funções de cada membro do time. De modo a acelerar a curva de integração em momentos de novas contratações, a equipe idealizou e elaborou um "On board", contendo informações que buscam facilitar a compreensão sobre o funcionamento do trabalho aos novos entrantes.
Outras estratégias mais sutis, mas ainda consideravelmente relevantes, foram implementadas, de modo a reforçar a cultura de união e satisfação entre as pessoas que compõem a equipe. Entre elas, foi escolhida uma "mascote" (ilustração que representa o time) para ser inserida em apresentações internas, tornando as comunicações mais divertidas e reforçando a conexão a partir de um aspecto lúdico e afetivo. Por fim, a equipe passou a celebrar as conquistas obtidas com regularidade em apresentações formais, de modo a proporcionar motivação constante ao time e visibilidade quanto aos resultados e esforços empreendidos.
No que tange ao pilar de clientividade, foram implementadas estratégias para fortalecer os laços com os clientes da base e aprimorar as habilidades interpessoais dos integrantes da equipe. Para tanto, a gestão implementou reuniões periódicas com o time, denominadas "reuniões trimestrais de clientes", nas quais cada membro apresentava seu estudo e proposta para a melhoria do atendimento do cliente sob a sua responsabilidade. Adicionalmente, a liderança ministrava aulas sobre comunicação e estratégia, assim como concedia insights a partir das análises específicas elaboradas pelos liderados, de modo a desenvolver cada integrante do time no trato com os clientes, sugerindo aspectos práticos que poderiam trazer resultados imediatos e outros que seriam implementados no longo prazo.
Por fim, mas não menos relevante, o pilar de gestão de resultados foi o que contou com maior nível de complexidade, razão pela qual envolveu a repartição em processos, projetos e financeiro.
No aspecto de processos, foram estipulados controles, rotinas, metas semestrais com entregáveis e métricas mensais de produtividade da equipe. Todo o estabelecimento dos processos foi feito de forma colaborativa e contando com a participação e colaboração de cada membro, de modo que a estrutura fosse bem aceita por ter sido elaborada de forma participativa.
A produção de conteúdos foi um dos maiores destaques na gestão de processos, contando com variáveis diversas como a produção e publicação constante de artigos por todos os membros do time, a elaboração de informes para as redes sociais com conteúdos da área contando com alto destaque, a elaboração de manuais divulgados ao público como o "Guia de Marcas" e, ainda, a produção de um conteúdo regular denominado "PI em Foco", o qual conta com as notícias mais relevantes do mês envolvendo a área. Os processos de geração de conteúdo do escritório foram tão bem-sucedidos que inclusive foram replicados por outros escritórios.
No aspecto financeiro, a equipe utilizou do pilar de "clientividade" como aliado, buscando a expansão dos serviços prestados para a base de clientes já ativa, inclusive expandindo a atuação dentro dos seus grupos econômicos.
A estipulação de métricas mensais a partir de indicadores de produtividade também foi essencial para a estratégia da gestão financeira, a qual pode notar e celebrar avanços constantes. Adicionalmente, o escritório implementou o software BI para a gestão financeira, o que foi relevante na visibilidade de aumento do faturamento. Por fim, os controles internos e do software "Legal one", facilitam a gestão como um todo, além de treinamentos que os prestadores de serviço e o time financeiro do escritório realizam em conjunto com a equipe.
O último aspecto do pilar de resultados são os projetos, os quais tiveram um considerável aumento nos anos de 2023 e 2024, contando inclusive com projetos que levaram o time de propriedade intelectual e entretenimento como finalistas na cidade de Nova Iorque para a cerimônia do famoso "IP Stars", onde compareceram os sócios Gabriella Machado e Bruno Feigelson.
Além do aumento na quantidade de projetos e os destaques recebidos, a equipe se desenvolveu na própria gestão desses projetos, implementando estratégias de planejamento, acompanhamento e reporte de resultados aos clientes. Como exemplo, em 2023 tiveram o reporte de resultados com alta taxa de êxito no projeto do BBB23 (Programa de Reality Show Big Brother Brasil), o que culminou na renovação do projeto do cliente Globo com o escritório no ano de 2024, para o BBB24.
Apesar de cada pilar ter sido construído de forma individual, todos eles se comunicam e se unem em prol de uma gestão integral, culminando no nome do projeto "aliadas".
RESULTADO
Os resultados obtidos foram fenomenais e podem ser segregados conforme os pilares que envolvem o projeto.
De forma geral, o principal resultado foi atingir o real objetivo do projeto de gestão implementado: a união e reestruturação integral do time de propriedade intelectual e entretenimento, alavancando seus resultados, gerando confiança na relação com os clientes e especialmente, desenvolvendo as pessoas que integram a equipe, nutrindo as suas sensações de pertencimento ao escritório Lima ≡ Feigelson Advogados Advogados.
No que tange às pessoas, o principal resultado é o baixíssimo grau de turnover na equipe, sendo perceptível a sensação de pertencimento e de potencial desenvolvimento que cada integrante possui. A união é visível, especialmente em momentos de repouso remunerado, no qual os membros colaboram de forma a garantir que os afazeres do integrante que está ausente não se acumule, mantendo a produtividade e colaboração, assim como um retorno tranquilo após o descanso. O desenvolvimento de cada pessoa é notado a partir das avaliações semestrais, as quais costumam contar com altos e positivos índices, assim como reduzidos feedbacks negativos, sempre voltados à construção do aprendizado e melhora profissional.
Quanto ao pilar de clientividade, os resultados foram percebidos a partir das expansões de carteiras de processos administrativos de marcas sob o patrocínio do escritório. Em diversos clientes atendidos, a atuação da equipe pode ser expandida para outras empresas do grupo econômico em razão do excelente trato e satisfação com o atendimento do escritório. A equipe também se desenvolveu em skills de comunicação e estratégia, gerando sensação de confiança, suporte e organização junto aos clientes. A partir dos feedbacks recebidos no final do ano de 2023 e começo de 2024, assim como resultados comparativos em números de processos sob o patrocínio do escritório, esse aspecto pode ser verificado como um dos pilares de êxito do projeto.
Por fim e também como aliado aos demais pilares mencionados, a gestão de resultados é mais um excelente resultado obtido. Além do aumento dos índices de produtividade na equipe, recebimento de novos projetos e feedbacks positivos dos clientes quanto a condução dos projetos realizados, altos índices nas comunicações da área e uma considerável expansão nos serviços prestados, é possível mencionar também que os processos foram estruturados de modo a tornar possível a organização e autonomia da equipe.
A colaboração e responsabilidade de cada membro do time quanto aos resultados a serem obtidos foi fruto do destaque do projeto. O melhor resultado de uma boa gestão é a união, quando cada pessoa que integra o time é vista como uma aliada.