DESAFIO
Diminuição do turnover do corpo jurídico júnior do escritório Trigueiro Fontes Advogados e melhora da cultura organizacional.
SOLUÇÃO
Criação do Programa de Estágio (i) e Programa Mentoring (ii). No (i), o departamento de Recursos Humanos passou a contratar candidatos a estágio cursando o 4º ano, apenas, sem restrição de faculdade ou qualquer outra exigência.
Com essa prerrogativa, o estagiário tem pela frente dois anos inteiros de contrato, aprendizado, treinamento e desenvolvimento. As avaliações tornaram-se semestrais, e as propostas de melhorias, pautadas nas dificuldades apontadas pelo estagiário e gestor imediato.
Passados os dois anos de contrato, o estagiário com notas ótimas de desenvolvimento e aprovação na OAB torna-se o mais novo advogado do escritório. Como próxima fase de acolhimento para novos desafios, ele poderá participar (de maneira voluntária e por vontade própria) do Mentoring.
No (ii), o recém-advogado recebe treinamentos de soft skills e hard skills diretamente de sócios experientes, acadêmicos e disponíveis para desenvolvê-los da melhor forma durante seis meses. Esses foram os dois projetos de gestão desenvolvidos pelo RH e pela alta liderança do escritório para atender a uma demanda interna de melhoria do corpo jurídico júnior e diminuição do turnover.
RESULTADO
De imediato, houve maior adesão de candidatos às vagas de estágio. A possibilidade de crescimento e carreira oferecida pelo escritório atraiu ótimos talentos para as posições.
Foi possível diminuir, em um ano, a taxa de turnover de estagiários e assistentes de 18% para 2,5% - média mantida até hoje. A cultura do escritório também foi afetada pela segurança e estabilidade refletidas pela diminuição da rotatividade.
E, para finalizar, o escritório teve um ganho considerável na intelectualização do corpo jurídico, uma vez que, desde o estágio, o advogado vem se preparando e se desenvolvendo de forma assistida.