DESAFIO
O mercado jurídico brasileiro ainda apresenta desigualdades estruturais em relação à inclusão racial. Em especial, a sub-representação de pessoas negras em cargos estratégicos e de liderança é um reflexo direto do racismo institucional que persiste no setor. O desafio enfrentado pelo Martorelli Advogados foi criar caminhos concretos para reverter esse cenário, a partir de uma política de recrutamento e desenvolvimento que gerasse oportunidades reais e específicas para talentos de pessoas negras, promovendo diversidade racial de forma ativa, contínua e comprometida.
SOLUÇÃO
A solução foi a criação do Programa Igual por Direito, uma iniciativa que estimula a contratação de profissionais ou estagiários negros, em todos os processos seletivos do escritório, com oportunidades reais de crescimento e protagonismo. A proposta vai além da inclusão inicial: o programa também busca garantir visibilidade e reconhecimento profissional, abrindo espaço para que esses talentos ascendam internamente e passem a ocupar posições de liderança, incluindo a composição do quadro societário do escritório.
IMPLEMENTAÇÃO
O programa foi integrado à rotina dos processos seletivos de forma sistemática e estruturada. Em cada nova seleção, são adotadas ações afirmativas específicas, como parcerias com iniciativas de fomento à educação jurídica e instituições de ensino superior. A revisão de critérios de recrutamento e formação da banca avaliadora tem foco na equidade. A implementação inclui, ainda, acompanhamento próximo da trajetória dos candidatos já contratados, com foco em desenvolvimento, formação prática e inserção em equipes estratégicas do escritório.
RESULTADO
Desde a implementação do programa, houve um aumento expressivo na representatividade racial entre os profissionais do escritório. Com mais de 45% do time composto por pessoas negras. O programa também contribuiu para a formação de uma cultura mais consciente sobre o racismo estrutural e seus impactos, por meio de letramento racial, influenciando positivamente a todos e todas que fazem parte do escritório. Como reflexo dessa transformação, o escritório já conta com profissionais negros em posições de destaque, inclusive entre seus sócios e sócias, demonstrando o compromisso contínuo com uma advocacia mais justa, plural e antirracista. Além disso, a cultura do escritório inclui também a disponibilização do Glossário da Diversidade e Inclusão para o time interno e externo - que incentiva a exclusão de expressões discriminatórias do vocabulário no dia a dia, dentro e fora do ambiente de trabalho. O escritório também tem atuado frequentemente na mídia jurídica e institucional para incentivar a adoção de práticas semelhantes por outras organizações, reforçando seu papel como agente de mudança no setor.

