Programa de mentoria feminina | Análise
Análise

Programa de mentoria feminina

23 de October 18h30

Responsáveis pelo projeto: O Comitê BMA Mulher é o responsável por definir as estratégias e ações relacionadas à liderança e desenvolvimento de carreira feminina, no escritório. Atualmente, os membros do Comitê são: Barbara Rosenberg, Camila Paoletti, Vivian Casanova, Luciana Marshal, Patricia Sabino, Ana Muller, Antonela Carminatti, Igor Silva, Haydée Da Silva Marques Bernabé, Nicole Zilkha, Sandra Zacche e Stefania Stillo, todos do BMA Advogados.

DESAFIO

Em 2024, o time de integrantes do BMA Advogados era formado por 58% de mulheres, sendo 40% de sócias e ocupando 25% das posições no Comitê Estratégico. Além disso, nos últimos 2 anos, 65% das contratações feitas pelo BMA foram de mulheres.

O escritório verificou que há uma evasão muito grande das mulheres quando elas chegam aos níveis pleno e sênior da carreira, e um dos objetivos do programa é trazer ferramentas para auxiliá-las a transpor os desafios que se apresentam nesse momento e a crescer profissionalmente.

SOLUÇÃO

Como compromisso para garantir o desenvolvimento da carreira feminina em um ambiente competitivo foi criado em 2022 o programa de Mentoria Feminina.

O objetivo do programa de mentoria não é o desenvolvimento educacional, mas o desenvolvimento de carreira das advogadas da banca. Assim, o escritório possibilita que essas profissionais, sobretudo as de nível mais sênior, troquem experiências com aquelas que já se tornaram sócias, além de contribuírem de maneira efetiva com aprendizados de suas carreiras. Como resultado, o programa também viabiliza o networking interno entre mentoradas e mentoras/mentores.

O programa dura doze meses, com oito a dez sessões de mentoria. Antes do início das sessões, o escritório organizou uma triagem bem cuidadosa para fazer o matching das duplas de mentoradas e mentoras/mentores. Esse trabalho tem sido feito pelo time de Recursos Humanos, que possuem um contato próximo com a liderança do BMA, além de gerir outros 3 programas de mentoria do escritório. O objetivo é encontrar afinidades ou características comuns entre as mentoradas e mentoras/mentores, de modo a garantir um bom seguimento do projeto.

O time de RH conduz os treinamentos para as mentoras/mentores e mentoradas, de modo que todos saibam a melhor forma de conduzir as sessões para atingir os resultados esperados. Alguns roteiros são apresentados às mentoras/mentores para auxiliá-los a entender quais são os pontos que a mentorada pretende desenvolver. Geralmente, a mentoria começa com um ou dois pontos que a profissional deseja desenvolver, e, a partir das sessões, vai-se trabalhando para ver se ela consegue superar as dificuldades identificadas. No fim das contas, o objetivo central é tentar acelerar a senioridade das profissionais para que elas evoluam na carreira.

IMPLEMENTAÇÃO

Criado em 2022, o Programa de Mentoria Feminina do BMA já impactou positivamente a carreira profissional de 54 advogadas.

O programa está alinhado aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, um conjunto de considerações que guiam a comunidade empresarial no sentido de incorporar em seus negócios valores e práticas visando a equidade de gênero e o empoderamento feminino.

Ao final do programa, as advogadas relataram um aumento significativo em sua autoconfiança e autoconsciência, além de uma compreensão mais profunda sobre como construir uma imagem pessoal alinhada com suas ambições profissionais. Elas também destacaram a melhoria de habilidades como influência, delegação e busca por apoio, assim como uma maior preparação para o desenvolvimento de um plano de carreira estruturado.

RESULTADO

No ano de 2024, o escritório realizou a terceira edição do Programa de Mentoria Feminina. Dentre as 54 integrantes que o concluíram, 55% foram promovidas, e duas chegaram à posição de sócias no escritório. Na edição de 2024, 10 mentoradas foram promovidas, representando 83% das participantes.

Análise DNABMA AdvogadosDiversidade e InclusãoPrêmio Análise DNA+Fenalaw