DESAFIO
Reduzir turnover voluntário dos estagiários em 10%, referente ao ano de 2023.
Melhorar a percepção de desenvolvimento, contribuição direta para o negócio e exposição aos sócios.
Fortalecer a marca empregadora.
Turnover voluntário dos estagiários do escritório - Acumulado total no ano
2022 - 30,2%
2023 - 31,1%
2024 - Meta: 20%
Benchmark towers 2023: 13% de turnover voluntário.
Obs: O Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados tem a meta de atingir o percentual de 13%, mas para este ano a meta é alcançar 20%.
SOLUÇÃO
Diante do aumento no turnover voluntário dos estagiários jurídicos do escritório, o escritório identificou a necessidade de redesenhar o programa de desenvolvimento dos estagiários. A banca queria trazer uma trilha que proporcionasse crescimento pessoal e profissional, permitindo que os estagiários contribuíssem de forma mais direta para o negócio, além de obter maior visibilidade com os sócios e com as demais áreas do escritório. Além disso, buscou-se uma forma de identificar os potenciais talentos, aqueles que demonstram habilidades para além da parte técnica, reforçando a importância desse público para o escritório.
Para isso, foi aprimorado o programa de desenvolvimento com foco em melhorar tanto as habilidades técnicas (hard skills) quanto às habilidades comportamentais (soft skills) dos estagiários.
Estratégia: Construir um programa de desenvolvimento dos estagiários com foco em desenvolver as habilidades indicadas por eles, como essenciais para esse início de carreira. Além disso, proporcionar experiências que fossem para além da prática jurídica e que trouxesse esse grupo para efetivamente gerar valor para o negócio e proporcionar exposição deles logo no início da carreira.
Recursos: Encontros com temáticas práticas do dia a dia, reconhecimento dos estagiários mais engajados, mentoria com sócios e gestores administrativos, canal aberto entre integrantes e RH para aprimoramento da trilha, desenvolvimento de projeto ("Desafio 90 dias") e implementação do projeto vencedor e premiação com um intercâmbio acadêmico.
Ferramentas: Plataforma de educação corporativa que armazenava o desenho da trilha de desenvolvimento e os conteúdos curados.
- Apoio de consultoria externa para construir e ministrar alguns treinamentos da trilha de desenvolvimento que o escritório montou.
- Foi criado um canal chamado "Fala livre com o RH que tinha como intuito ouvir os estagiários e as necessidades deles, a fim de que pudesse ajustar ou corrigir a rota do programa, caso algo não fizesse sentido para a realidade deles.
- Foi disponibilizado curadoria de temas trabalhado durante o ano na nossa plataforma de educação corporativa.
- Reconhecimento dos estagiários mais engajados no consumo dos conteúdos curados, premiando com livros da temática tratada.
RESULTADO
Durante o Programa de Desenvolvimento, os estagiários foram desafiados a desenvolver um projeto baseado em pilares essenciais para o escritório: relacionamento com o cliente, gestão do conhecimento e inovação, com o objetivo de propor melhorias e aumentar a eficiência dos processos. O projeto, denominado "Desafio 90 Dias", contou com a participação de 15 grupos mistos, formados por membros de diferentes unidades e práticas.
A colaboração entre unidades e estagiários jurídicos e administrativos, juntamente com a mentoria dos sócios e gestores administrativos, resultou em propostas altamente alinhadas com as necessidades atuais do escritório. Além do projeto vencedor, as demais propostas apresentadas demonstraram um grande potencial para serem aplicadas e aprimoradas em outras áreas do escritório.
A atuação integrada, o protagonismo, o maior contato entre os integrantes e a capacitação técnica e comportamental, alinhados às expectativas do Cescon Barrieu, foram destacados positivamente pelos participantes. Os feedbacks indicaram melhorias no aculturamento e um aumento na retenção de talentos para o desenvolvimento de carreiras.
Além disso, a ideia do projeto vencedor está sendo implementada este ano, com uma prática jurídica como área piloto para a implantação e, posteriormente, o desdobramento para as demais áreas.
Os índices demonstram uma redução no turnover voluntário no primeiro semestre de 2024, em relação ao mesmo período de 2023. O acumulado do período indica uma tendência de queda e retenção do grupo de estagiários com até um ano de casa, tendo o programa de desenvolvimento como possibilidade para esta margem.