DESAFIO
A implementação de um plano de carreira jurídico alinhado com o posicionamento de mercado foi necessária para o Vernalha Pereira, que estava enfrentando desafios significativos na gestão de sua equipe jurídica. Os advogados buscavam uma direção clara para sua trajetória profissional, com o objetivo de progredir dentro do escritório.
Diante desse contexto, tornou-se evidente a necessidade de uma clara visualização da trajetória de carreira, com o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais, essenciais para o progresso de cada profissional.
A implementação desse plano forneceria as bases para tomadas de decisões estratégicas relacionadas à valorização, remuneração e reconhecimento dos advogados, garantindo uma equalização transparente e sistemática dos critérios.
SOLUÇÃO
Para enfrentar o desafio, o Vernalha Pereira decidiu construir o próprio Plano de Carreira e Ascensão Societária para os membros do corpo jurídico. A concepção foi coordenada pela área de Pessoas e Cultura, engajando o Comitê de Gestão, e durou pouco mais de doze meses. Todo o processo contou com a atuação de renomadas consultorias especializadas em Gestão de Carreiras para escritórios jurídicos.
O modelo de gestão por competências foi escolhido pelo Vernalha Pereira, o qual leva em consideração não somente os conhecimentos técnicos, mas também as competências comportamentais e de foco no cliente. Esses elementos combinados proporcionam aos profissionais as bases necessárias para evolução dentro da banca.
As competências foram criadas com base nos valores e princípios do escritório, alinhados com o posicionamento de mercado, atributos da marca e o propósito descrito em seu manifesto.
Toda ação é acompanhada pelo departamento de Pessoas e Cultura. O processo implementado é composto de:
- Avaliação de desempenho: periodicamente realizada entre gestores e equipe, entendendo que a avaliação estimula o autodesenvolvimento dos profissionais, o que possibilita seu aperfeiçoamento dentro do escritório.
- Feedback contínuo: além do feedback na avaliação, estimulamos a cultura do feedback contínuo, acreditando na promoção da comunicação aberta e transparente.
- Plano de desenvolvimento individual e coletivo: após finalizada a avaliação de cada profissional, o gestor elabora o PDI de sua equipe. Ele é constituído de um roteiro de ações, para que o profissional avaliado alcance determinadas metas e mudanças comportamentais e técnicas em certo período.
RESULTADO
No primeiro ano de implementação do Plano de Carreira e Ascensão Societária e de seus processos correlatos, o escritório notou benefícios internos com a execução da estratégia.
Fortalecimento da liderança: os gestores estão fornecendo feedbacks, criando um ambiente em que os profissionais se sentem apoiados e orientados.
Visão de carreira: o plano tem impulsionado o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores jurídicos, oferecendo uma clara trajetória de crescimento.
Desenvolvimento e engajamento: desde os níveis iniciais até cargos de liderança, o plano direciona o aprendizado contínuo, a aquisição de novas habilidades e o aprimoramento das competências técnicas e comportamentais. Isso não apenas eleva a qualidade do trabalho individual, mas também contribui significativamente para o aprimoramento do trabalho em equipe.
Previsibilidade e pertencimento: a ascensão baseada em critérios transparentes tem resultado em reconhecimento e valorização notáveis dos profissionais jurídicos. Isso tem nutrido um senso de pertencimento e contribuído para uma autoestima saudável, o que estimula ainda mais o empenho no trabalho.
Entretanto, o aspecto que também destaca-se é a atração de novos talentos, uma vez que se tornou evidente que escritórios que oferecem planos de carreira atraem candidatos dedicados ao desenvolvimento. O Vernalha Pereira acredita que a perspectiva de crescimento profissional surge como fator-chave para atrair profissionais qualificados e comprometidos.