DESAFIO
Os associados do Trench Rossi Watanabe queixavam-se da falta de transparência e previsibilidade na remuneração variável, pois apenas tinham conhecimento se estavam, ou não, elegíveis ao bônus, sem saber os resultados do KPis nem a projeção do múltiplo salarial.
Com base nessa questão, as áreas de controladoria, Talent Management/RH (remuneração) e IT desenvolveram, juntas, um painel de acompanhamento que possibilita aos associados monitorar suas horas individuais, além de visualizar os resultados dos outros componentes da bonificação, e, assim, enxergar a projeção do múltiplo salarial a ser recebido se os resultados forem mantidos.
SOLUÇÃO
De forma estratégica, os conhecimentos e dados das áreas de Talent Management, Controladoria e Tecnologia da Informação foram somados para elaborar a ferramenta (Painel de Remuneração Variável), administrada em planilha, que pudesse calcular e anualizar os resultados com base no período atual.
Dessa forma, foi oferecida mais transparência, para que os associados pudessem acompanhar e prever o múltiplo salarial. O painel foi disponibilizado na intranet do escritório e respeita a LGPD, considerando que o acesso é pessoal, restrito e intransferível.
RESULTADO
O objetivo principal do projeto foi proporcionar maior visibilidade dos resultados, considerando todos os componentes do bônus e, logo, oferecer previsibilidade do múltiplo salarial projetado para recebimento de acordo com os resultados no decorrer do ano.
A ferramenta gerou satisfação, clareza e, claro, permitiu que os associados pudessem prever a remuneração variável, o que é fundamental para que façam um bom planejamento financeiro pessoal. A melhoria da comunicação e da transparência é primordial para o trabalho dos advogados, de forma geral, e para que qualquer projeto seja bem-sucedido.