Networking D Mulheres | Análise
Análise

Networking D Mulheres

Responsáveis pelo projeto: Bruna Gallo, Tatiana Campello e Marcia Cicarelli do escritório Demarest Advogados

23 de November de 2023 11h41

DESAFIO

O escritório Demarest Advogados identificou a necessidade de maior interação entre as mulheres para a criação de oportunidades de negócio. Isso ocorre porque é mais comum e mais incentivado que homens criem e tenham espaços de socialização e troca profissional. No entanto, entre as mulheres, essa prática ainda é pouco difundida, apesar de ser extremamente benéfica.

SOLUÇÃO

Com o objetivo de promover a integração entre as mulheres para proporcionar mais espaço para negócios, surgiu o Networking D Mulheres, uma iniciativa do grupo de afinidade D Mulheres, que aborda questões de gênero dentro e fora da empresa.

As reuniões de networking ocorrem mensalmente, com foco em cross-selling e geração de novos negócios.

Lançada no primeiro semestre de 2022, a iniciativa inicialmente contava apenas com sócias e advogadas seniores, selecionadas para o piloto do programa. Isso permitiu testar o formato proposto, avaliar a adesão e medir o impacto, especialmente nos níveis hierárquicos que teriam um impacto significativo com a iniciativa.

A cada edição do networking, uma área de prática, representada por suas sócias ou advogadas seniores, destaca seu setor de atuação, casos de destaque, principais indústrias e clientes atendidos, e outros pontos relevantes para o desenvolvimento de novos negócios.

No segundo semestre do mesmo ano, o Networking D Mulheres foi aberto a todas as mulheres do escritório. Além de promover cross-selling, esse modelo permite que as gerações mais jovens se inspirem nas lideranças de diversas áreas de prática, adquiram melhor conhecimento do negócio e possam se desenvolver de maneira mais colaborativa.

No contexto jurídico, onde a equidade de gênero é essencial, o projeto se alinha à presença, contratação e desenvolvimento de mulheres. De acordo com dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das 1,185 milhão de profissionais do setor, 588 mil são mulheres, representando 49% do total, em uma realidade predominantemente masculina.

O projeto de networking também visa promover as advogadas e outros profissionais de destaque do escritório, alinhando-se à estratégia de ter mais mulheres em cargos de liderança. Além disso, as mulheres das áreas administrativas têm a oportunidade de aprender mais sobre o trabalho central do escritório, o que aumenta a motivação, a produtividade e a satisfação, ao perceberem que suas funções são importantes e geram valor para o negócio.

RESULTADO

A iniciativa resultou em integração, novas oportunidades de negócios e fortalecimento da marca externamente, com a produção de e-books e webinars sobre diversos temas que envolvem mais de uma área prática. Além disso, a iniciativa contribui para o desenvolvimento de mulheres no início de carreira, que se inspiram nas lideranças e adquirem um melhor entendimento do negócio. Isso resulta em maior motivação, satisfação, aumento da produtividade e fortalecimento do senso de pertencimento.

Demarest Advogados