DESAFIO
O Machado Meyer Advogados integra a Aliança Jurídica pela Equidade Racial, uma iniciativa lançada em 2019 com o propósito de promover, por meio de ações coordenadas, a equidade racial no mercado jurídico. Essa aliança tem como objetivo contribuir para o combate ao racismo estrutural presente na sociedade, visando aumentar a presença de profissionais negros no cenário jurídico.
O programa de Mentoria ID.Afro do Machado Meyer Advogados foi desenvolvido com foco no desenvolvimento de carreira e na retenção de jovens talentos negros. A iniciativa busca orientar e aprimorar a pessoa mentorada através de encontros mensais com sua mentora. Fundamentado em conteúdos específicos e gerais, o programa tem como objetivo capacitar a mentoreada, permitindo o aprimoramento de competências e o fortalecimento de habilidades essenciais para seu crescimento pessoal e profissional.
O programa tem uma duração de seis meses e é direcionado a estudantes que se autodeclaram pretos ou pardos, sendo provenientes do programa Incluir Direito ou de processos seletivos tradicionais.
SOLUÇÃO
Com o intuito de promover a interação entre o jovem negro e o profissional experiente, incentivar os participantes do projeto a buscar crescimento profissional e despertar o protagonismo e empoderamento do público-alvo no mercado de trabalho, o programa aborda temas como visão sistêmica e comunicação assertiva, a importância de um networking efetivo, desenvolvimento e aprendizagem, e a relevância do feedback.
Com a duração de seis meses, o programa prevê encontros mensais focados em conteúdo, reuniões com o grupo de mentoria e sessões de acompanhamento, tanto em grupo quanto individuais.
RESULTADO
No último ciclo, registrou-se uma efetivação de 85% dos estudantes que participaram do programa, distribuídos em diversas áreas do escritório, tanto no jurídico quanto no administrativo. Além disso, foi estabelecida uma rede de apoio e acompanhamento entre os estudantes egressos do programa.