Legal Transformation: estruturando uma área que tem inovação por propósito | Análise
Análise

Legal Transformation: estruturando uma área que tem inovação por propósito

Responsáveis pelo projeto: Maria Alicia Lima Peralta (Diretora Executiva Jurídica), Yve Carpi (diretora de contencioso), Vittor de Vitto (Legal Operations), Erik Brunno Augusto (Diretor Jurídico Consultivo), Natalia Pires (Diretora Compliance, Privacidade, Imobiliário e Ouvidoria) e Paulo Samico (Gerente Sênior Legal Transformation) da Sabesp

23 de October 18h30

DESAFIO

Primeiramente, de modo que possam entender o desafio, é importante analisar o momento da Sabesp. Trata-se de uma empresa que recentemente passou por um processo de privatização e está passando por uma verdadeira transformação em seu modo de operar ao aprimorar sistemas, processos, investir em tecnologia, bem como buscando as melhores pessoas para atingir os seus objetivos estratégicos.

Com esse cenário, sem esquecer a volatilidade da atual sociedade que vivemos, nasce o Jurídico interno. Pensado para ser um diferencial competitivo nesse contexto, o time jurídico está investindo em gestão, inovação, tecnologia, contratação de pessoas com as habilidades corretas, investimento nas pessoas que já possuem determinadas skills e eficiência em processos.

Desta forma, a alta liderança dividiu a área de Legal Operations em duas, sendo Legal Ops a frente para lidar com as esteiras da operação (incluindo a gestão do contencioso, de orçamento, de escritórios, por exemplo) e Legal Transformation voltada para projetos e inovação.

SOLUÇÃO

Com a divisão proposta acima, Legal Transformation funciona com um gerente sênior, um advogado, uma cientista de dados e uma técnica em gestão. São 4 pessoas com skills multidisciplinares que formaram um time para dar tração em projetos de inovação, de tecnologia e de eficiência jurídica para buscar a alta eficiência e a performance dos indicadores propostos ao Jurídico pela alta liderança. O projeto se iniciou em maio de 2025 e já conta com alguns resultados em termos de organização e planejamento.

IMPLEMENTAÇÃO

A área foi criada a partir do desenvolvimento de valores pré-estabelecidos, métricas quantificáveis e KPIs bem desenhados. Cada projeto possui um indicador de performance voltado à eficiência e automação.

Missão da área: Facilitar a atuação do Jurídico na organização, otimizando custos e ampliando a geração de valor.

Como está sendo feito: Buscando soluções para melhoria dos processos de negócio que possibilitam ao Jurídico servir os seus clientes de forma mais eficiente e eficaz.

Objetivos, meta e imperativos:

1- Impulsionar a eficiência jurídico-operacional, fomentando a cultura data-driven

2- Tornar a inovação um processo e a chave do nosso crescimento

3- Mitigar riscos e aumentar a qualidade dos serviços

4- Reduzir custos diretos e indiretos, por meio de métricas SMART em cada projeto

5- Fazer o Jurídico o melhor parceiro de negócios para a tomada de decisão. O trusted advisor.

  • Objetivo estratégico: Elevar o Patamar de Eficiência Corporativa
  • KPI: Reduzir os gastos em relação ao orçamento definido
  • Medidas de sucesso: % de diminuição de horas gastas; % de ROI; Satisfação dos clientes internos; Projetos concluídos com êxito; % de automação de atividades repetitivas

RESULTADO

Em quase três meses, a área contabiliza mais de 15 projetos e iniciativas nas mais diferentes frentes. Dentre eles, cabe citar que (1) já conseguiu entregar a v1 de um projeto de taxonomia em parceria com dos escritórios mais renomados do país; (2) possui tração na iniciativa de performance jurídica com uma grande consultoria; (3) está implantando um CLM (Contract Lifecycle Management); (4) está dando apoio na implantação de sistemas de eficiência na ouvidoria; (5) está desenvolvendo internamente um chatbot para apoiar a área consultiva; (6) criou uma metodologia de automação para medição da performance de escritórios; (7) estruturou mais de 4 BIs; (8) possui 7 projetos de Inteligência Artificial mapeados, sendo 2 com entrega prevista para o próximo trimestre; (9) está desenvolvendo um workshop sobre storytelling e apresentações corporativas, para demonstração de entregas mais assertivas; (10) está revitalizando o ERP (sistema do contencioso), trazendo mais eficiência e tecnologia para a gestão das ações judiciais; (11) está apoiando a implementação de um sistema para melhorar a performance da área de Privacidade de Dados e Governança de IA. Além disso, a Sabesp está desenvolvendo um Programa de Inovação.

Análise DNALegal Ops nos departamentos jurídicosPrêmio Análise DNA+FenalawSabesp