DESAFIO
O Escritório de Direito Econômico atende uma grande empresa nacional, no Contencioso de Massa, que possuía uma base considerável de processos consumeristas antigos no Estado da Bahia. Esse cliente solicitou que o escritório realizasse um trabalho focado na redução/encerramento desses processos, considerando que, quanto mais antiga, mais custosa é a ação.
SOLUÇÃO
Considerando que, em regra, o trabalho na base de processos antigos desestimula a equipe de advogados, pois, na maioria das vezes, são processos extensos, alguns ainda físicos, com dificuldades de localização em cartório etc., o gestor da equipe decidiu criar um campeonato interno, entre equipes, nomeado de Exterminadores do Passado, com o objetivo de encerrar, adequadamente, os processos antigos.
Em um evento interno, foram sorteadas quatro equipes, mesclando advogados de cada setor de trabalho do escritório. Em seguida foram divididos os processos igualitariamente entre as equipes (quantidade, ano de cadastro, fase processual, pendências internas, etc.).
Foi estabelecida uma tabela de pontuação contendo 19 atos/diligências que poderiam ser praticadas em cada processo, cada uma com a pontuação correspondente, a exemplo do encerramento de processos, reunião com magistrados, celebração de acordo, diligência em cartório, protocolo de petição etc.
Ao final, venceu a equipe que fez a maior pontuação, recebendo um prêmio pelo trabalho realizado.
RESULTADO
Com o campeonato, houve maior interação entre os advogados envolvidos, criando uma cultura de trabalho colaborativo e maior proatividade no tratamento dos processos. A dinâmica, com a disputa entre equipes, favoreceu que os advogados se empenhassem no tratamento dos processos, alcançando, assim, a meta fixada pelo cliente de reduzir a base antiga.