Documentário "O Valor das Ideias" | Análise
Análise

Documentário "O Valor das Ideias"

Responsáveis pelo projeto: José Roberto Gusmão, sócio-fundador; João Cunha, sócio; e Gabriela Mongelli, coordenadora de marketing, todos do Gusmão & Labrunie Advogados, e Tadeu Jungle, roteirista e diretor de cinema, TV e Realidade Virtual da Jungle Bee produtora, e Flávio Vieira, roteirista e escritor da É o Bicho produtora

24 de October de 2024 15h

DESAFIO

A matéria do Direito da Propriedade Intelectual no Brasil e no mundo enfrenta grandes desafios com o desenvolvimento das novas tecnologias. E a maior das discussões na interface entre o direito e a tecnologia é a Inteligência Artificial. O impacto da I.A. nas criações e manifestações do espírito tem exigido do Direito a solução de problemas mais complexos, não experimentados antes.

Há uma lacuna muito grande de literatura e materiais produzidos por especialistas, em linguagem acessível, para que o grande público consiga entender e lidar com essas questões inéditas. Como defender a autoria das ideias e invenções, e proteger os direitos do criador, num momento em que não se enxergam as fronteiras da regulação?

Pensando na carência de apoio didático e atualizado, e juntando com a celebração dos 35 anos de trajetória do escritório (especializado na matéria), o Gusmão & Labrunie Advogados criou o projeto de um documentário de fundo histórico. O material em vídeo, intitulado O Valor das Ideias - A jornada da Propriedade Intelectual no Brasil, não tem objetivo corporativo ou empresarial. É sobre a história e importância da Propriedade Intelectual, sem viés ideológico, político ou publicitário.

O objetivo principal do projeto é tornar públicos conceitos e fatos históricos muitas vezes desconhecidos, e que podem ajudar a elucidar os grandes dilemas atuais do Direito da Propriedade Intelectual. Também oferecer serviço jurídico de qualidade na área e reforçar a posição de liderança do escritório.

SOLUÇÃO

O documentário "O Valor das Ideias" propõe-se a compor um panorama dos grandes marcos e principais questões envolvendo Propriedade Intelectual no Brasil. Foram convidados a participar do projeto, por livre vontade e apoio (sem qualquer remuneração), grandes especialistas no tema, com visões e vivências amplas, e são eles que constroem o fio condutor da narrativa.

São quatro vídeos leves de menos de 10 minutos cada, que traçam um paralelo histórico, legal e político entre os avanços do direito da Propriedade Intelectual e as vivências práticas de teses discutidas no escritório nesses 35 anos. O objetivo da divulgação era tornar o material público e acessível nas redes sociais do escritório, além da entrega do material para universidade e uso nas salas de aula. O material também foi disponibilizado com legendas em inglês e francês, para divulgação em países da Europa, além de EUA e China. Os vídeos foram assim divididos:

Episódio 1 - O surgimento da PI no Brasil

Situa a Propriedade Intelectual como matéria do Direito e apresenta seus marcos evolutivos iniciais, ao longo das revoluções industriais e da evolução da capacidade de produzir bens em larga escala.

Episódio 2 - Um novo mundo de possibilidades

Aborda a globalização da economia e seus impactos na discussão de acordos e tratados internacionais de comércio, em particular, para a disciplina de um sistema internacional de regras mínimas voltadas à proteção de direitos de Propriedade Intelectual, para todos os países da Organização Mundial do Comércio.

Episódio 3 - Um Direito mais inovador

Apresenta casos paradigmáticos e novas teses que mudaram o entendimento da Propriedade Intelectual no Brasil, além de analisar como as novas tecnologias podem ser usadas como instrumento do Direito no enfrentamento do volume de processos.

Episódio 4 - E o futuro?

Explora as novas fronteiras da matéria da Propriedade Intelectual no Brasil e no mundo, enfrentando os desafios e impactos da inteligência artificial nas criações e manifestações do espírito, que exigem do Direito a solução de problemas inéditos e mais complexos.

Para falar dos temas acima, além dos sócios, advogados e profissionais do escritório, foram convidados: Daniel Arbix (diretor jurídico do Google), Erickson Gavazza Marques (desembargador do TJSP e professor universitário), Juliana Viegas (professora da USP e PUC, especialista em propriedade intelectual e industrial), Maria Rita Rebello Pinho Dias (juíza do TJ-SP, autora do livro "Novas Perspectivas de Gerenciamento Judiciário"), Maristela Basso (professora livredocente de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP), Maurício de Sousa (cartunista, empresário e escritor brasileiro, membro da Academia Paulista de Letras), Rubens Ricúpero (professor, advogado, diplomata e escritor brasileiro), Tércio Sampaio Ferraz Jr (jurista, professor titular aposentado do Departamento de Filosofia do Direito da USP).

A realização do documentário coube ao Tadeu Jungle (roteirista e diretor de cinema, TV e Realidade Virtual, com uma longa trajetória como artista multimídia) e Flávio Vieira (roteirista e escritor com mais de 20 anos de experiência em criação, roteiros de longa e curta-metragem, séries, documentários, propagandas e branded content ).

RESULTADO

A divulgação dos vídeos começou com um evento presencial de lançamento para colaboradores e parceiros do escritório. Foi um termômetro para que a banca percebesse o genuíno interesse nas histórias ali contadas.

Também foi postado nos canais e redes sociais do escritório, com números bastante positivos: de abril a julho de 2024, o material teve mais 800.000 visualizações no YouTube.

O site do escritório teve, no período, 70 mil novos visitantes. No Instagram os vídeos tiveram 112 mil visualizações enquanto no LinkedIn foram 298 mil visualizações no período.

Para além de toda a visibilidade, o projeto gerou engajamento. O escritório recebeu inúmeras perguntas, consultas que vinham efetivamente pelas redes, e que passou a responder de forma regular, criando um relacionamento com esse novo público. Como toda ação de marketing digital, não é possível mensurar exatamente o aumento do número de clientes, mas houve um inestimável reforço da marca e do posicionamento do escritório.

Análise DNAGusmão & Labrunie AdvogadosMarketingPrêmio Análise DNA+FENALAW