DESAFIO
O Martinelli Advogados utilizava ações independentes e sem direcionamento estratégico relativo a depto de marketing, logo havendo a necessidade de reestruturar o mesmo, sem parar e/ou deixar de atender nenhuma demanda, priorizando o atendimento aos clientes. Havia a necessidade de desenvolver estratégias complexas, realocação e contratação de pessoal em mais de uma unidade, implementar o realinhamento estratégico para fortalecer sua posição no mercado.
A decisão do escritório de reestruturar o departamento de marketing foi motivada por múltiplos fatores interligados:
- Adaptação às mudanças do mercado: o setor jurídico é dinâmico e está em constante evolução, exigindo uma reestruturação ágil que permitisse adaptações às novas tendências, ideia inovadoras que superassem as expectativas dos clientes;
- Aumento da eficiência operacional: a reestruturação simplificou processos e trouxe à melhoria da prestação de serviços (internos e externos), lembrando que o marketing atende a dois públicos: externo e interno. Essa mudança estratégica otimizou recursos e aumentou a eficiência da área.
- Reorientação de atuação estratégica: era necessário que o mercado visualizasse e conhecesse todas as áreas de atuação do escritório, além da reconhecida área tributária. A reestruturação do setor também destacou outras frentes de trabalho desenvolvidas pelo escritório, como as atividades do Instituto Solidariedade Martinelli e programas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI).
- Inclusão de ferramentas tecnológicas: a reestruturação envolveu também a inclusão de ferramentas tecnológicas, como a implementação de um sistema de CRM, que fornece métricas precisas sobre o desempenho das campanhas, permitindo ajustes em tempo real.
SOLUÇÃO
Solução Proposta
O escritório adotou uma abordagem de marketing jurídico estratégico, integrando o departamento de marketing às decisões da diretoria. Essa integração permitiu o desenvolvimento de planejamentos a longo prazo, com visão inovadora, abrangendo:
- Planejamento estratégico unificado para as 18 unidades existentes e futuras.
- Desenvolvimento de planos específicos para áreas e sócios;
- Foco no "comportamento" do cliente e futuro cliente, considerando suas necessidades e comportamentos corporativos;
- Implementação de ferramentas tecnológicas e comunicação personalizada (interna e externa);
- Adoção de um sistema de CRM, que fornece métricas precisas sobre o desempenho das campanhas, permitindo ajustes em tempo real.
IMPLEMENTAÇÃO
A implementação envolveu a integração do marketing com diversos departamentos, promovendo uma atuação colaborativa e eficiente. O escritório investiu em tecnologia e inovação, adotando softwares para gestão de ações processuais e contratos, além de ferramentas de automação. Eventos voltados à inovação e soluções dentro do mercado jurídico também foram promovidos. A gestão de pessoas foi fortalecida com ações voltadas ao bem-estar dos profissionais, promoção de novas competências e iniciativas de diversidade, equidade e inclusão.
A integração do CRM foi conduzida de forma colaborativa entre os departamentos de marketing, tecnologia e atendimento ao cliente. A equipe de marketing, liderada por profissionais especializados, desenvolveu campanhas baseadas em dados (data-driven), aliando criatividade e performance para alcançar os objetivos estratégicos do escritório.
RESULTADO
A estratégia implementada resultou na conquista da certificação "Escritório 4.0" pela Associação Brasileira de Lawtechs & Legaltechs (AB2L), reconhecendo o Martinelli Advogados como um dos primeiros escritórios do Brasil a investir constantemente em boas práticas de gestão da inovação. Além disso, o escritório apresentou bons indicadores e metas específicas para as áreas de atuação, políticas de proteção de dados e acesso às informações, e recebeu recomendações de clientes que reconhecem sua capacidade e valor de inovação na prestação de serviços.
A adoção do CRM resultou na melhoria no relacionamento com clientes, aumento da produtividade e, a partir dos dados coletados, permitiu identificar oportunidades e ajustar estratégias rapidamente.
- Maior competitividade: adaptação às tendências atuais do mercado e às necessidades do escritório, solidificando e melhorando nossa posição no competitivo cenário jurídico.
- Melhor saúde financeira: por meio da reestruturação, foi possível identificar despesas e investimentos desnecessários, passando a ter um planejamento financeiro estável e sustentável.
- Maior eficiência operacional: simplificando processos e otimizando a estrutura organizacional, o escritório teve uma eficiência operacional significativamente melhorada, resultando na melhor utilização de recursos e na prestação de serviços.
- Oportunidades de crescimento estratégico: nessa reestruturação, foi possível identificar e explorar novos caminhos de crescimento, como explorar áreas de prática emergentes e a participação no desenvolvimento de estratégias para mercados internacionais.
- Relacionamentos fortalecidos com os clientes: ao evoluir para estar mais em sintonia com as demandas do mercado e dos clientes, o escritório fortaleceu os relacionamentos com os clientes, o que é fundamental para o sucesso sustentado.

