Combate à advocacia predatória | Análise
Análise

Combate à advocacia predatória

Responsáveis pelo projeto: Rafael Cinini Dias Costa (sócio diretor), Giovanna Morillo Vigil Dias Costa (CEO), Walter Silveira (sócio diretor), Eduardo Reis (sócio diretor) e Pedro Marques (especialista em software) do Dias Costa Advogados

26 de October de 2023 15h

DESAFIO 

O foco do escritório Dias Costa Advogados é o atendimento de instituições financeiras em demandas cíveis passivas. Diversos clientes nos relatam, diariamente, que sofrem com o alto volume de demandas distribuídas contra eles por alguns poucos advogados, os quais, por vezes, utilizam meios inadequados para promover suas demandas. Foram observadas situações em que um mesmo advogado ajuizou mais de mil ações contra um mesmo banco, sendo que várias delas tinham um mesmo autor (é o conhecido "fatiamento de demandas"). Também observaram a utilização de um mesmo comprovante de residência em diversos casos, bem como outras situações que chamaram a atenção dos departamentos jurídicos. Assim, visando a compreender a extensão da atuação de cada um desses advogados, bem como quais profissionais participam de sua rede e sua forma de atuação, desenvolvemos um sistema próprio capaz de identificar essas correlações e apurar situações específicas que dificilmente seriam vistas com o uso das tecnologias habituais.

SOLUÇÃO 

Desenvolvemos um software próprio que, mediante a utilização dos dados públicos dos tribunais, é capaz de identificar redes de advogados que trabalham em conjunto, bem como a forma e a área de atuação. Ainda é capaz de identificar eventuais situações atípicas já vivenciadas por outros players junto a esses advogados, auxiliando os clientes na defesa a ser apresentada em juízo.

RESULTADO

Com a utilização desse software, foi possível compreender várias redes específicas de atuação e a forma como trabalhavam em juízo, conseguindo a extinção em massa de diversos processos e o reconhecimento, pelo Judiciário, da advocacia predatória que nossos clientes buscam combater. Nossos clientes conseguiram, dessa forma, reduzir suas entradas e, com isso, melhorar os resultados gerais do departamento jurídico.

Análise DNADias Costa AdvogadosinovaçãoPrêmio Análise DNA+FENALAW