DESAFIO
O propósito do Robert Advocacia e Consultoria é aprimorar as relações de trabalho e atuar como parceiro estratégico dos clientes. Mais do que fortalecer práticas alinhadas à ética e à legislação, criar uma relação de confiança e presença.
Mas a verdade é que, mesmo com um propósito bem definido, a banca percebeu que o jurídico ainda é visto por muitos como algo distante, técnico, formal e frio. Faltava proximidade.
Apesar do contato frequente com os clientes, o escritório sentia uma ausência de conexão! Uma conexão humanizada para criar vínculos duradouros e demonstrar que estavam ao lado do cliente para além da relação comercial. A proximidade constrói confiança. E a confiança, fideliza.
O primeiro passo foi enxergar além do CNPJ e reconhecer que, por trás das empresas que o escritório atende, eles lidam com pessoas, profissionais de RH, líderes e gestores, e ao conversar com esses operadores, algo ficou evidente: muitos se sentiam sozinhos na tomada de decisões.
A consultoria estava ali, sim. Mas o conteúdo técnico não saía do papel sozinho. Seus clientes precisavam de prática aplicada, em um espaço seguro para conversar, trocar experiências e se conectar com outros profissionais que enfrentam os mesmos dilemas.
Mais do que impulsionar o networking e captação de novos contratos, a regra de ouro da banca sempre foi fidelizar e aprimorar continuamente a experiência dos que já são clientes. O objetivo é fortalecer os laços de quem está com o escritório, gerar valor e espalhar o nome do Robert Advocacia e Consultoria com consistência e credibilidade.
SOLUÇÃO
Tudo começou com um café da manhã. Literalmente! Se o problema era a distância, a solução precisava ser a proximidade. O escritório decidiu transformar sua forma de entregar conteúdo jurídico, deixando o parecer no papel e levando o conhecimento para uma mesa do café.
Nasceu assim o Traçando Paralelos, um evento anual que virou símbolo da estratégia de marketing de relacionamento do escritório. Um café da manhã leve, inspirador e cheio de propósito, onde reuniram clientes, parceiros e amigos para apresentar temas relevantes e, principalmente: divulgar sua agenda de workshops do ano.
Mais do que um evento, o escritório criou um espaço para troca, aprendizado e conexão entre pares, isto é, profissionais que compartilham os mesmos desafios. O objetivo? Levar o jurídico para perto, de forma acessível, aplicável e acolhedora.
IMPLEMENTAÇÃO
O primeiro passo foi transformar o evento Traçando Paralelos em um marco inicial do ano da banca. O evento acontece já no início do ano, em meados de março, e sempre trazendo um convidado especial com um tema instigante, que nem sempre é jurídico, mas de alto impacto no mundo do trabalho, que faça sentido para quem vive os desafios das organizações.
Em 2024, o escritório recebeu a Bárbara Dayana Brasil com o tema "Sustentabilidade, Direitos Humanos e o RH do Amanhã". Com uma trajetória acadêmica admirável, Pós-Doutora em Direitos Fundamentais e Democracia, e Doutora em Direito Público pela Universidade de Coimbra, trouxe uma perspectiva sobre os impactos sociais e éticos na atuação do RH e nas decisões empresariais.
Já na edição deste ano, o Traçando Paralelos mergulhou no tema "A Nova NR-01 sob Diferentes Lentes - Diálogos sobre Riscos e Responsabilidades", reunindo olhares complementares da Medicina, Psicologia e Gestão, com Carolina Beltrame, médica especialista em Medicina do Trabalho e Perícias; Francielle Heidemann, psicóloga e consultora em saúde mental no trabalho; e Luzia Longo, psicóloga com atuação em responsabilidade corporativa e desenvolvimento humano.
Durante o Traçando Paralelos, que conta com um café especial, o escritório lançou oficialmente a agenda anual de seus workshops, estes sim jurídicos, com atualizações legais e tendências do mundo do trabalho, exclusivamente para os clientes.
A programação deste ano dos workshops iniciou já em abril, a banca começou com "Futuro de Respeito", abordando medidas práticas na prevenção ao assédio e à discriminação, para a construção de ambientes seguros, éticos e inclusivos. Em junho, o tema foi "Desafios sobre Jornada de Trabalho", com reflexões sobre novos formatos como semana de 4 dias, trabalho híbrido, remoto e banco de horas. Para setembro, "Tecnologia e RH", com foco em geolocalização, inteligência artificial, assinaturas digitais e outras ferramentas. E, para encerrar o ano, novembro com "Terceirização Estratégica", em um debate sobre os impactos da recente decisão do STF e os cuidados essenciais para estruturar contratos com segurança jurídica.
O escritório caprichou em cada detalhe de seus workshops: temas relevantes, escolhidos a partir dos desafios enfrentados pelos clientes e pensados para impulsioná-los a tomar decisões com mais segurança. O conteúdo é apresentado em uma linguagem acessível e conduzido por um profissional do escritório com expertise no assunto da vez.
Tudo isso em um ambiente acolhedor, pensado para estimular o networking e fortalecer o senso de pertencimento, acompanhado, é claro, de um coffee break de respeito, conteúdo, material visual, espaço para perguntas e trocas reais entre profissionais.
São encontros em que o jurídico deixa de ser apenas "papel, e-mail e parecer" e se torna presença. O conhecimento vem junto com o café, a conversa é boa e a aplicação é prática. O networking é intencional para que os participantes conversem, compartilhem desafios e encontrem soluções juntos.
RESULTADO
O Traçando Paralelos se consolidou como um dos momentos mais esperados do ano, tanto para os clientes quanto para convidados estratégicos de uma futura parceria. A prática levou a fidelizar o cliente e reforçar a imagem do escritório como uma consultoria jurídica moderna, acessível e diferenciada.
Além disso, o impacto foi além do esperado: pessoas de fora da base de clientes começaram a nos procurar, pedindo para participar dos workshops. Nasceram, assim, sementes de conexões para fechar futuros negócios. E ainda:
- 300% de aumento no tráfego direto para o site e redes sociais do escritório na semana dos workshops;
- Os participantes dos workshops (clientes), passaram a se conectar entre si, trocando experiências e, em alguns casos, firmando parcerias entre empresas.
- Ainda, o escritório observou uma mudança clara no comportamento dos clientes: mais proatividade, mais prática na consultoria realizada e mais foco em ações preventivas.
Mais do que uma ação de marketing, os workshops passaram a integrar a cultura de entrega de valor da banca. Eles tornaram palpável seu propósito de transformar um jurídico humanizado e leve.

