DESAFIO
Embora as pessoas negras representem a maioria da população brasileira em idade para trabalhar (56,1% segundo dados do Censo), este número não se reflete no mercado jurídico do país.
Segundo o resultado do último Censo de Diversidade, apresentado em 2022 pela Aliança Jurídica pela Equidade Racial, grupo que reúne os principais escritórios de advocacia do Brasil e a FGV Direito, do qual o BMA Advogados tem orgulho de fazer parte, em parceria com a Diversidade Corporativa e o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), a representatividade das pessoas negras nos escritórios integrantes da Aliança era de apenas 11%.
Para contribuir com a mudança desse cenário, um dos focos de atuação do BMA Diversidade é a Contratação, retenção e desenvolvimento de profissionais negros.
O objetivo principal da iniciativa é a contratação de mais profissionais negros pelo escritório, a retenção desses profissionais, desenvolvimento de um ambiente inclusivo, acolhedor e que propicie o crescimento profissional dessas pessoas, para que tenham representatividade em todos os níveis hierárquicos.
SOLUÇÃO
Vagas de estágio exclusivas para pessoas negras, onde os estudantes têm a oportunidade de atuar nas principais áreas do escritório.
Oferta de bolsas de estudos de inglês a todos os estagiários negros e treinamentos com foco no desenvolvimento profissional e capacitação técnica para potencializar o aprendizado dos conteúdos apresentados.
Programa de mentoria interna para estagiários e advogados negros, que oferece a oportunidade de se conectar com sócios e líderes de equipe, para que os auxiliem no desenvolvimento de suas carreiras desde o início.
Contratação de uma consultoria externa para encontros exclusivos para integrantes negros com o objetivo de proporcionar um espaço seguro e identificar de que maneira o BMA pode direcionar suas ações para a retenção e o desenvolvimento desses talentos.
Treinamentos e palestras sobre D&IE e letramento racial, para todos os integrantes.
Atuação do grupo de propagadores com foco na temática racial, fomentando reflexões, desenhando e implementando ações em prol da D&IE.
Materiais como o Guia de Boas Práticas em DI&E e o BMA Plural, que trazem temas como: "A importância de ações afirmativas para a inclusão racial no mercado jurídico brasileiro" e "Representatividade de profissionais negras no mercado jurídico".
O escritório faz parte da Aliança Jurídica pela Equidade Racial, que reúne alguns dos principais escritórios de advocacia do Brasil e a FGV Direito, com o objetivo de promover a inclusão de profissionais negros no mercado jurídico. Neste grupo, a banca tem trocas enriquecedoras sobre as melhores práticas de D&IE, e promove eventos com temas como: "Pessoas Negras em Espaços de Poder", doação de bolsas para jovens negros na graduação em direito, etc.
Apoio ao Projeto Incluir Direito, liderado pelo Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa), em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, UERJ, UFMG, UFRGS, USP e UFRJ, que tem como compromisso garantir uma maior participação de negros no universo jurídico.
Confira mais informações no Relatório de Responsabilidade Social 2023
RESULTADO
A iniciativa resultou em um aumento do percentual de pessoas negras no escritório, de 7 pontos percentuais, nos últimos 3 anos. O escritório tinha 16% de integrantes negros em 2021 e hoje tem 23%.
No último ano o crescimento foi de 4 pontos percentuais. Em setembro de 2023 o escritório tinha 19% de pessoas negras no escritório e em julho de 2024 tem 23%.