5 anos do Comitê de Diversidade e Equidade da RMM - CDE em evolução | Análise
Análise

5 anos do Comitê de Diversidade e Equidade da RMM - CDE em evolução

23 de October 18h30

Responsáveis pelo projeto: Aline Bayer da Silva (coordenadora da área cível), Mayra de Souza Borges (advogada sênior da área trabalhista), Millena Luiza Correia Henriques (advogada sênior da área trabalhista), Gerson Viana da Mata (responsável pela área de marketing jurídico), Natália Pereira Dias (advogada plena da área tributária/regulatória), Gabriel Augusto de Souza Oliveira (advogado júnior da área regulatória), Gabriel Leite Carvalho (advogado júnior da área de direito marítimo) e Carla Ferreira (recursos humanos) do Advocacia Ruy de Mello Miller

DESAFIO

O "Comitê de Diversidade e Equidade da RMM", carinhosamente apelidado de "CDE", completará cinco anos em novembro de 2025 e, nesse pouco tempo de existência, já alcançou diversas melhorias em relação às pautas ESG no escritório de Advocacia Ruy de Mello Miller ("RMM") em Santos/SP, o que era seu objetivo primordial. A principal melhoria a ser implementada era a internalização da cultura da diversidade e inclusão na RMM, com adoção formal de métricas e objetivos que visam aumentar a diversidade interna, além de promover as questões ligadas às pautas ESG tanto para o público interno quanto perante a sociedade, com produção de conteúdo de qualidade, engajamento e ampla divulgação do tema. Especificamente entre 2024 e 2025, a meta era a aplicação prática de algumas métricas, como, por exemplo, o aumento da diversidade pela implementação de um processo seletivo exclusivo com vagas afirmativas, que foi realizado com sucesso. Além disso, como o escritório tem uma sede em Belém/PA, onde será realizada a COP30, outra meta era aumentar a produção de conteúdo e realização de eventos conexos à área ambiental (aumentar o foco no "E" do ESG).

SOLUÇÃO

Uma das soluções foi a melhoria do Censo realizado pelo CDE anualmente.

No Censo RMM 2024 foi mapeado o perfil da equipe e a percepção interna sobre diversidade e inclusão. A pesquisa anônima, com análise quantitativa, tem como objetivo fortalecer um ambiente mais acolhedor e inclusivo.

Entre os avanços, o escritório destacou o aumento de promoções internas de mulheres, como de auxiliar financeira para gerente administrativa e de auxiliar de limpeza para recepção e caixa do restaurante, reforçando o compromisso com a equidade.

Com base nos dados do Censo, a banca implementou três novas iniciativas:

  • Canal de Denúncias Interno (CDD): espaço confidencial para relatar violações aos valores do escritório, Código de Conduta e normas internas;
  • Atualização do Código de Conduta: reforçando comportamentos éticos e sustentando o programa de compliance interno;
  • Banco de Talentos RMM: plataforma com foco em vagas afirmativas, promovendo diversidade étnico-racial, de gênero e sexual no setor jurídico, além de apoiar o protagonismo de estagiários e advogados. Essa foi uma solução para tentar aumentar o sucesso das políticas afirmativas em processos seletivos, uma vez que em muitas ocasiões não há candidatos diversos inscritos nos processos abertos.

Outra solução para aumentar a produção de conteúdo na área ambiental foi a implementação do "Legis Lab: Direito Ambiental em Movimento" , que é um grupo de trabalho criado no ambiente dinâmico da RMM para aprofundar os estudos e debates sobre Direito Ambiental com uma abordagem crítica, atual e interdisciplinar.

Partindo da ideia de que o Direito precisa acompanhar as transformações sociais, econômicas e ambientais atuais, o grupo se propõe a ser um espaço contínuo de investigação e construção de conhecimento.

Com encontros mensais e uma dinâmica colaborativa, o Legis Lab valoriza a troca entre diferentes olhares, o aprofundamento técnico e a liberdade para experimentar ideias. É um espaço para quem entende que o jurídico precisa estar em constante movimento diante dos desafios do presente.

O Legis Lab surge como uma resposta à urgência da atualidade e como um convite para pensar o Direito Ambiental de forma ativa, estratégica e transformadora.

IMPLEMENTAÇÃO

O escritório continua com foco em produção de conteúdo, produção e participação em eventos:

"Dias de Luta RMM" - Evento Interno do Dia Internacional da Mulher
Foi realizada uma tarde especial com as mulheres da RMM, celebrando o 8 de março com a participação de Andressa Saboya, empreendedora nas artes marciais.
O encontro contou com roda de conversa sobre superação e empoderamento, além de uma oficina introdutória de defesa pessoal, promovendo segurança, confiança e autonomia.
https://www.instagram.com/reel/DHT-Hl2RYTs/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

"Direito Delas: Liderança Feminina no Direito e no Mundo Corporativo"
Evento externo promovido pelo CDE que reuniu lideranças femininas do setor jurídico, portuário e da mídia para um debate sobre equidade de gênero. A mesa redonda foi mediada pela Dra. Mayra Borges (RMM) e contou com:

  • Arminda da Silva Augusto - Jornalista e Gerente de Projetos e Relações Institucionais do Grupo Tribuna
  • Flávia Nascimento - Advogada, Professora, Conselheira Estadual da OAB SP e Vice-Presidente de Comunicação da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB/SP
  • Mariana Frias - Primeira Capitã de Portos do Brasil pela VLI Logística

Com abertura inspiradora da estagiária Fernanda Dominguez, o evento destacou o protagonismo feminino e o papel das mulheres como agentes de transformação nos negócios.

https://www.instagram.com/reel/DHJvtDFRr_r/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

"ESG Trabalhista e o Direito do Trabalho da Mulher"

O escritório promoveu um café da manhã estratégico com clientes e parceiros para discutir ESG aplicado ao ambiente de trabalho, com foco na equidade de gênero e nas boas práticas em compliance. A ação reforça o compromisso interno com um ambiente corporativo ético e inclusivo.

https://www.instagram.com/reel/C5CcGGTgtAH/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

"Liderança Feminina: Quebrando Tabus"

A banca sediou o evento de encerramento da WISTA Brasil em dezembro de 2024, com uma roda de conversa sobre liderança e interseccionalidade.

Participaram a psicóloga Karina Alonso e a vice-prefeita de Santos, Renata Bravo, que compartilhou sua trajetória política e desafios enquanto mulher na gestão pública.

https://www.instagram.com/p/C0kFSRqRYaS/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Presença na 2º Edição do "Porto Diverso"

O "Porto Diverso" é uma iniciativa inspiradora voltada à promoção da Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento no Setor Portuário. O encontro reuniu representantes de diferentes empresas e instituições com o objetivo de fortalecer o diálogo e impulsionar ações transformadoras no Porto de Santos.

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7332755613036318720

Produção de Conteúdo

O CDE, em parceria com a Advocacia Ruy de Mello Miller, desenvolve periodicamente conteúdos educativos sobre diversidade e inclusão, com foco em ampliar a conscientização interna e promover práticas mais alinhadas aos valores ESG e à sustentabilidade corporativa.

RESULTADO

Dentre os resultados alcançados, destacam-se: reforma e atualização do Código de Conduta interno, maior adesão ao Censo anual e aos temas ESG em geral, aumento da diversidade interna com processos seletivos direcionados a vagas afirmativas, aumento de produção de conteúdo direcionado à área ambiental, melhoria do posicionamento do escritório como referência regional na área ESG.

Advocacia Ruy de Mello MillerAnálise DNADiversidade e InclusãoPrêmio Análise DNA+Fenalaw