Eu não gosto de chocolate. Quando eu ganho, dou para alguém sem nem abrir a embalagem. Mas, recentemente, ganhei uma caixa de chocolates de uma marca que se posiciona no mercado. A embalagem era produzida por mulheres encarceradas. A marca paga mais caro pelo cacau para melhorar a vida do produtor. Resultado: comi os chocolates, achei uma delícia e ainda comprei mais.
Com as pessoas físicas, a marca pessoal pode ter o mesmo efeito. Da mesma forma que a marca de chocolate gerencia sua projeção, também cabe aos advogados e advogadas cuidarem de sua marca pessoal para se projetarem no mercado. Não basta ser bom tecnicamente. É preciso demonstrar valores compatíveis com os valores dos seus clientes e do escritório em que se trabalha.
Quando se fala de pretas e pretos então, definitivamente não basta ser bom tecnicamente. Nós somos 55% da população brasileira, mas apenas 1% nos grandes escritórios de advocacia, de acordo com análise feita pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), de 2019.
Ou seja, é muito provável que não haverá uma referência na liderança de grandes escritórios. Eu fui a única advogada preta na maior parte dos lugares em que passei. Mas como se projetar nesse cenário adverso?
Baseado na minha trajetória jurídica-tributária de quase 12 anos, posso destacar os seguintes passos:
- Superar a barreira de ser única ou uma das poucas
Em primeiro lugar, é preciso fazer um exercício mental e superar o fato de ser o único (ou um dos poucos) em um determinado escritório ou departamento jurídico. Vale lembrar que, não raro, além de sermos os únicos pretos, somos os únicos de origem pobre também. Isso significa que talvez não tenhamos viajado para tantos países, não falemos várias línguas ou não tenhamos um carro zero para exibir todo ano.
Superar esses fatos definitivamente não é fácil. Mas reclamar no ambiente corporativo não ajuda em nada na projeção. Por isso não há problema algum em buscar ajuda profissional para superar nossos reveses. Eu busquei diversos profissionais voltados para saúde mental e comportamento humano.
Hoje meu raciocínio é o seguinte: além de eu ser vencedora por simplesmente ter nascido (afinal, ganhei a corrida para chegar ao óvulo), sou vencedora por ter conseguido a mesma formação que pessoas de classe média alta, só que eu parti do zero, sem carro de presente, sem mesada ou viagens ao exterior como prêmio.
- Promova sua projeção interna
Antes de mais nada é preciso se projetar dentro do escritório de advocacia ou departamento jurídico. Afinal, só assim as promoções virão ao nosso encontro! Vou partir da premissa de que as qualificações técnicas já estão alcançadas e focar em comportamentos. O currículo precisa ser caprichado.
Caso sua função seja apenas de execução, sem contato direto com o cliente ou com outras áreas, é preciso corrigir esse ponto o quanto antes. Não basta executar bem, é preciso que os seus colegas e os clientes saibam disso. Então você precisa se relacionar e espalhar seus êxitos. Mas como criar relacionamentos?
Trabalhe seu bom humor. Sorria! Quase ninguém resiste a um sorriso ou a uma personalidade agradável. Vá almoçar com a turma da sua equipe. Vá almoçar com pessoas de outras equipes. Peça ajuda com um belo sorriso e você fará amizade muito fácil. Fica mais fácil ainda se você ajudar os outros com um sorriso no rosto.
Nessas interações, com bastante bom senso, comente seu sucesso, elogios recebidos de clientes, ações judiciais que tiveram êxito e você participou etc. Como dizia papai: a propaganda é alma do negócio. Só lembre do bom senso. Há uma linha tênue entre propaganda e arrogância. E lembre-se de sorrir.
- Promova sua projeção externa
Existe algo que eu busco com afinco na minha carreira: empregabilidade. Quando se é atrativo para o mercado, as preocupações em ser promovido desaparecem. Isso porque, se a empresa que você estiver não reconhecer seu potencial, o mercado o fará. Eu recebo propostas de trabalho ao menos uma vez por mês.
Para isso é preciso que o mercado te conheça. E, como papai também dizia, quem não é visto não é lembrado! Um bom começo é usar a própria assessoria de imprensa do escritório para publicar artigos técnicos. Isso vai te projetar tanto internamente quanto externamente.
Estar em eventos é essencial. Mas sua estada precisa ser estratégica. Sente-se nas primeiras fileiras ou seja um dos primeiros a falar, se o encontro for online. Os primeiros são lembrados com mais facilidade.
Sorria e converse com as pessoas. De preferência com aquelas diferentes de você, ou com aquelas que possam se tornar clientes. Não é preciso forçar nada. Basta ser natural e ter uma personalidade alegre e agradável.
Participar de grupos de afinidades também é uma ótima estratégia. Além de fazer novas amizades, você ainda encontrará apoio para superar a pressão de ser o único.
Além disso, quando uma pessoa preta brilha, esse brilho é a faísca necessária para acender a lamparina de milhares de outros pretos e pretas que só estavam dormentes, mas supercarregadas de combustível.
Com certeza, a partir desses três pilares, aplicados genuinamente ao longo do tempo, o efeito de sua marca pessoal será tão impactante quanto a marca que foi capaz de me fazer gostar de chocolate e ainda pagar caro para comprar mais.