No mundo dos negócios, o compliance é fundamental para garantir sucesso e sustentabilidade de qualquer empresa. Afinal, protege a empresa de riscos e consequências negativas. Além disso, promove a transparência, ética e a confiança nas relações comerciais. Mas apesar da importância do tema, muita gente ainda tem dúvidas sobre o que se trata. O escritório Xerfan Advocacia S/S destaca a importância do compliance e traz dicas para garantir a conformidade legal nas organizações.
Diminuir riscos é considerado prioridade para qualquer negócio. E uma forma de garantir a integridade de uma empresa é por meio do compliance, que pode ser utilizado como ferramenta para monitorar os procedimentos internos. "Para isso, a empresa pode criar um Código de Ética e Conduta que servirá como texto base para adequação da empresa para aquilo que será regulado e que a empresa julgará como adequado", destaca o advogado do escritório Xerfan Advocacia S/S, Leonardo Xerfan.
Para o especialista, a empresa deve estar atenta às normas e regramentos sobre o mercado no qual o negócio está inserido. "A empresa deve fazer uma análise mercadológica para se manter adequada ao que mercado exige dela, como forma de se prevenir contra riscos externos e internos". É necessário que a empresa esteja atenta a eventuais mudanças externas e sempre busque o aprimoramento interno dos processos da empresa", ressalta Leonardo Xerfan.
Benefícios do compliance empresarial
É importante entender que o compliance não está relacionado apenas a uma obrigação legal, mas é uma oportunidade de diferenciação e sucesso sustentável, garantindo uma base sólida para relacionamentos duradouros, confiança do mercado e crescimento contínuo. "A adequação da empresa possui reflexos diretos em sua reputação externa, logo, sobre a forma como o mercado a enxerga. Assim, é de suma importância para os negócios e para longevidade empresarial", complementa o advogado do escritório Xerfan Advocacia S/S.
Como implementar compliance empresarial
O primeiro passo na hora de implementar o compliance é pensar em um programa que inclua políticas, procedimentos e treinamento para funcionários. Além disso, é importante que o projeto atenda às necessidades e riscos específicos da empresa, promovendo uma cultura de ética e compliance.
"Após a criação de todos esses procedimentos, tão importante quanto, é a contratação de auditorias independentes para que a empresa fique certificada pelas suas melhores práticas. Os certificados globais em LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e ESG (Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança) são dois exemplos que elevam o patamar da empresa e promovem a sua diferenciação no mercado", finaliza o advogado do escritório Xerfan Advocacia S/S, o qual conquistou neste ano de 2023 ambos os certificados.

