A liberdade como consequência | Análise
Análise

A liberdade como consequência

Por Alexandre Freire

13 de October de 2020 14h14

*A liberdade como consequência*

Dados do Portal do Empreendedor revelam aspectos essenciais para a compreensão do rumo que o país está tomando quando o assunto é mercado de trabalho. De acordo com o portal, o mês de abril representou um marco no cadastro de MEIs - Microempreendedor Individual, crescendo ainda mais nos meses seguintes.

Em 23 de maio, por exemplo, o país contava com 10.125.603 empreendedores registrados. O último cálculo, entretanto, realizado em 11 de julho, mostrou que esse total subiu para 10.380.080.

Os mais de 10 milhões de brasileiros cadastrados no Portal do Empreendedor, embora representem ainda pequena parcela da população economicamente ativa, revelam que finalmente os trabalhadores estão alcançando sua independência no mercado de trabalho, o que lhes permite a oportunidade de serem donos do próprio negócio, de sua própria força de trabalho e, sobretudo, livres.

Posto isso, não há como esconder a satisfação ao ver que mais de 10 milhões de brasileiros passaram da condição de empregados para donos do próprio negócio. Isso nos mostra que temos caminhado em direção à modernidade e do empreendedorismo.

O cenário positivo também se apresenta nos últimos dados da Receita Federal. Conforme o órgão informou, a média diária de vendas com nota fiscal eletrônica (NFe) - vendas entre empresas de médio e grande porte, bem como as vendas não presenciais de empresas para pessoas físicas - cresceu 10,3% em junho, o que representa R$ 23,9 bilhões. O resultado é 15,6% maior que o mês de maio e 10,3% superior ao de junho de 2019.

Decerto essa façanha ocorreu em função do reaquecimento de setores como os comércios eletrônico e de materiais de construção. A retomada das obras de infraestrutura e construção civil, por exemplo, foi responsável pelo registro de  alta nos índices de Confiança do Comércio e da Construção, que, somente em junho, recuperaram parte das perdas de março e abril.

Um mundo novo está surgindo. Junto desse novo mundo, mais oportunidades estão se abrindo para os brasileiros. É um tempo de liberdade que vem chegando.

https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/a-liberdade-como-consequencia/