A pergunta é provocativa mesmo, pois o mercado jurídico está se acostumando a avaliar isso.
Por mais que as marcas de escritórios de advocacia pareçam ser simplesmente a união dos nomes de seus sócios, sabemos que ela é muito mais do que isso e, como "marca", deve ser construída, atribuindo-lhe os valores e as crenças de seus sócios.
O Brasil caminha para ter cerca de 1 milhão de advogados formados em 2018 e o mercado já conta com dezenas de milhares de Sociedades de Advogados constituídas.
Como fazer para destacar sua banca em meio à tanta concorrência?
Certamente a reputação de um escritório é o melhor termômetro do sucesso de uma banca. Mas como conquistar esta tão almejada reputação? Como ser percebido? Como ser admirado?
"Fazendo um bom trabalho" certamente é a resposta mais adequada, porém, como se destacar em meio a tantos outros que também fazem um bom trabalho? Dentre os que têm sócios que ministram aulas? Dentre aqueles que dão palestras e promovem seminários? Perante os que escrevem livros e artigos? A tarefa não é simples...
Uma geração inteira de advogados está atenta a tudo isso e percebeu que a velha máxima da comunicação é a pura verdade:
"Quem não é visto, não é lembrado..."
...também no meio jurídico!
Os escritórios mais atuantes começaram a se preocupar em como sua marca pode ser lembrada pelo mercado. Planejam como conquistar espaço em meio à tantas outras "placas" tradicionais.
Atualmente é muito comum encontrarmos escritórios contratando Consultorias ou Assessorias, de Comunicação ou de Imprensa. Também contratam gestores de marketing em suas equipes, pois, afinal de contas, uma banca deve se posicionar como uma empresa estruturada, com diversos departamentos que até pouco tempo atrás não imaginavam ter: Administrativo, Financeiro, TI, RH entre outros.
Seu escritório está construindo uma marca forte? Como está fazendo isso? Como o mercado está percebendo esta movimentação? Como os demais escritórios estão fazendo isso? Como você quer que sua marca esteja posicionada em 5 ou 10 anos?
Convido seu escritório a pensar nestas questões!
Bons negócios!
Alexandre Raciskas
Diretor Comercial
Análise Editorial
A Análise Editorial é uma empresa especializada em anuários segmentados, que atua desde 2005 na área jurídica, sendo responsável pelo anuário Análise Advocacia 500, pelo anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros e pelo Diretório Nacional da Advocacia (Análise DNA), que oferecem informações qualificadas para quem toma decisão e forma opinião no meio empresarial e contratantes de serviços jurídicos.