Com mais de seis décadas de atuação, o Trench Rossi Watanabe, escritório eleito Mais Admirado pelo ANÁLISE ADVOCACIA desde a primeira edição, realizou seu primeiro Relatório Social, apresentando os principais êxitos nas práticas ESG adotadas pela banca. O relatório pode ser acessado aqui.
Tendo como base os 10 princípios universais citados no Pacto Global das Nações Unidas, do qual a banca é signatária há cinco anos, a proteção aos direitos humanos, fim da discriminação no emprego, combate à corrupção e promoção da responsabilidade ambiental foram temas de grande valia ao TRW.
"O escritório tem uma posição de vanguarda na prática de consultoria ambiental para os clientes, participando das discussões nos principais eventos do setor no mundo. Participei da COP26, em Glasgow, onde foram debatidas, diversas medidas para a implementação de um mercado de carbono global, nos termos do artigo 6º do Acordo de Paris", comentou Renata Amaral, sócia líder da área de Meio Ambiente.
Entre os benefícios oferecidos pela banca à equipe estão os aplicativos para atividades físicas e de mindfulness, programas dedicados à saúde mental para acompanhamento e acolhimento de equipes, palestras e webinars mensais sobre temas variados e pertinentes. Os programas são focados no bem-estar e qualidade de vida dos funcionários e de seus familiares.
Simone Dias Musa, sócia, membro do Comitê Executivo e uma das líderes do Comitê de RSC de Trench Rossi Watanabe disse sobre o compromisso da banca com o bem-estar dos colaboradores. "[Temos] o Programa Florescer, que promove diversas ações com foco em saúde mental, a nossa cartilha de saúde mental desenvolvida para a liderança e para os estagiários do escritório, além de inúmeras palestras com temas como Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, Alimentação Saudável, Saúde Financeira", afirma Musa.
"Os temas socioambientais são uma prioridade desde o início de nossas atividades, há mais de 60 anos. Desde então, fortalecemos a nossa área de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e aprimoramos o nosso compromisso com a ética, a sociedade e o meio ambiente. O relatório representa mais um passo nessa direção", completou a sócia.
Segundo a advogada, a criação de uma área Jurídica e de Compliance interna, em 2021, possibilitou a tomada de decisões acuradas e eficientes diante de questões ESG, tendo um diretor com autonomia para atuar de forma independente e, assim, fortalecer o setor de Gestão de Riscos. A área estabeleceu uma instância de prevenção, detecção e respostas, que trabalha no acompanhamento e orientação do Comitê Administrativo da banca. Com a iniciativa, a banca ganhou o Prêmio Análise DNA+Fenalaw em terceiro lugar na categoria de gestão.
"A cultura do escritório também é de valorização da diversidade, equidade e inclusão, com um comitê criado há mais de 10 anos e cinco grupos de afinidade que trabalham os pilares étnico-racial, de equidade de gênero, LGBTQIA+, religiões e de pessoas com deficiência. Temos uma política de contratação com regra de haver pelo menos um candidato ou candidata de público de diversidade entre os três finalistas de cada vaga", finalizou Musa.