Setor de energia tem a maior participação de empresas do Centro-Oeste e Nordeste no Análise Advocacia | Análise
Análise

Setor de energia tem a maior participação de empresas do Centro-Oeste e Nordeste no Análise Advocacia

Descarbonização pode reduzir em até 80% os impactos negativos à saúde

16 de December de 2019 17h04

No Análise Advocacia 2019, o setor de energia foi o que apresentou maior número de empresas participantes das regiões Centro-Oeste e Nordeste do país. Além disso, o  número de eleitores do segmento teve um aumento de quase 30% em relação ao ano passado, o que refletiu na quantidade de advogados mais admirados e, em um ano, fez dobrar o número de profissionais que integram o ranking do setor.

Segundo dados da Agência Internacional de Energia (IEA), o Brasil é o terceiro maior gerador de energia renovável do mundo. Além de utilizar fontes como a eólica e a solar, 61% da geração de energia do país é proveniente das hidrelétricas, totalizando 103 GW por ano, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Em estudo publicado no periódico científico Nature Communications, foi revelado que a energia elétrica é um dos fatores que mais contribui para a poluição da atmosfera, quando gerada através de combustíveis fósseis. O autor do estudo, Gunnar Luderer analisa os benefícios da descarbonização e conclui que até 2050 pode-se reduzir em até 80% as emissões de gás carbônico no planeta, se o cenário for de um maior uso de fontes renováveis para a geração de energia, como a solar e eólica.

O Brasil produz cerca de 170 GW de energia por ano, segundo dados da Aneel (Imagem: Dashu8/Freepik)
Análise AdvocaciaEnergia ElétricaFontes RenováveisMais Admirados