SER.A.CEO lança mentoria para advogadas | Análise
Análise

SER.A.CEO lança mentoria para advogadas

Programa começará em fevereiro de 2024 e terá sete encontros, com o desenho de estratégias personalizadas para as mentoradas

25 de October de 2023 14h09

O coletivo SER.A.CEO, que reúne mulheres em posições de chefias em escritórios de advocacia, lançará um programa de mentoria voltado para advogadas. Nesta primeira edição da iniciativa, serão disponibilizadas quatro vagas, sendo uma delas pro bono, com o início das atividades previsto para fevereiro de 2024.

O programa foi anunciado durante um encontro presencial do grupo, que ocorreu nesta terça-feira, 24, em São Paulo, com a participação de aproximadamente 50 mulheres de diversas cidades do país. A proposta é que a mentoria consista em "seis encontros mais um", conforme explicado por Juliana Albano, sócia e head da unidade em São Paulo do PMR Advocacia, um dos escritórios Mais Admirados de acordo com os rankings da Análise Editorial.

O primeiro desses encontros incluirá uma etapa de assessment, termo em inglês utilizado para descrever uma análise do perfil comportamental. O programa avaliará as concepções que a pessoa mentorada tem sobre si mesma e sua trajetória profissional, elaborando estratégias personalizadas para ajudá-la a alcançar posições mais elevadas.

"Na hora de concorrer a um cargo, não podemos ter dúvidas", explica Albano. Além da mentoria, o coletivo trabalha em outras frentes de atividades, como o "café com a CEO" e a realização de eventos de networking. A líder afirma: "É preciso fazer essa passagem, para que nós também estejamos na mesa de negociação dos escritórios".

As pesquisas feitas pela Análise Editorial para os anuários de advogados e escritórios mais admirados do mercado jurídico mostram que, entre os 1.504 profissionais cadastrados como CEOs de bancas de advocacia, apenas 256 são mulheres. Proporcionalmente, para cada 100 homens nessa posição, há apenas 17 mulheres.

"O principal objetivo deste projeto é criar uma rede. Queremos ser apoio também para quem está começando e quer ocupar esses espaços", diz Camilla Jimene, sócia e CEO do Opice Blum Bruno Advogados Associados, também uma das Mais Admiradas no anuário ANÁLISE ADVOCACIA.

"Diversidade não é favor, é resultado financeiro", apontou a advogada, relembrando um dado levantado na pesquisa do anuário ANÁLISE EXECUTIVOS JURÍDICOS E FINANCEIROS 2023 da Análise Editorial: 38% dos executivos que contratam os escritórios veem a falta de medidas de diversidade como um motivo para encerrar parcerias.

Andressa Barros, sócia e CEO do Fragata e Antunes Advogados Associados, afirma que o propósito das atividades do grupo é "construir uma nova realidade" na cena jurídica. "Estamos falando de um lugar que não foi conhecido e nem pensado. Somos mulheres pensando juntas algo que ninguém pensou", diz a CEO.

O encontro desta quinta-feira aconteceu no El Mercado Ibérico, estabelecimento gerido por Mara Carvalho, que esteve na abertura do evento. "Estávamos nos sentindo sozinhas, começamos em dez, agora estamos em 50. O próximo encontro vai ser no Allianz Park", brincou Barros.

Conheça as mulheres que lideram o coletivo SER.A.CEO

Grupo SER.A.CEO (Imagem: Divulgação)
Advogadas Mais AdmiradasAndressa BarrosCarolina Perroni SanvicenteEmpoderamento FemininoJuliana AlbanoMais AdmiradasMulheres Mais AdmiradasPriscila Pamela SER.A.CEOSER.A.CEO