O ranking ANÁLISE ADVOCACIA MULHER 2025 trouxe uma novidade importante nesta edição: a inclusão do setor de Biocombustíveis. A estreia do setor no ranking reflete o crescente protagonismo das mulheres na área de bioenergia, onde têm conquistado posições de destaque em empresas e indústrias. Segundo dados de 2023 do UDOP indicam que a participação feminina no setor alcançou 17%, um aumento expressivo em relação aos 7% registrados em 2012.
O reconhecimento no ANÁLISE ADVOCACIA MULHER destaca não apenas a competência das profissionais atuantes no setor de Biocombustíveis, mas também sinaliza uma mudança positiva rumo à equidade de gênero na advocacia brasileira. De acordo com o
De acordo com o 1º Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira (Perfil ADV), promovido pela OAB, as mulheres já representam 50,8% dos profissionais de direito no Brasil, consolidando sua presença e liderança no campo jurídico.
Em entrevista à Análise, as duas e únicas advogadas Mais Admiradas nesse setor, Mariana Tavares Antunes, sócia do Wald, Antunes, Vita e Blattner Advogados, e Sabrina Naritomi, sócia do escritório Mattos Filho, comentaram sobre o crescimento do setor no país.
Para Sabrina, a profissionalização do mercado de Biocombustíveis amplia a atuação de advogados na área, independentemente do gênero. "Historicamente, há menos mulheres no setor. No entanto, à medida que o mercado se profissionaliza, cresce e se sofistica, aumenta a necessidade por profissionais qualificados, independentemente do gênero", afirmou.
Esse movimento cria oportunidades para mulheres que tenham expertise na área. Há um aumento na presença feminina nesse setor, e, considerando a relevância da indústria no Brasil, essa tendência deve se consolidar ainda mais no futuro".
Sobre o reconhecimento conquistado no ANÁLISE ADVOCACIA MULHER 2025, Mariana afirma: "Acredito que o reconhecimento se deve ao fato de exercermos, com sucesso, uma advocacia de caráter estratégico em diversos setores. Analisamos detalhadamente, de forma profunda e interdisciplinar, as questões apresentadas, focando na construção de soluções personalizadas para nossos clientes."
Apesar das dificuldades impostas às mulheres em qualquer âmbito do direito e da vida, ambas conquistaram reconhecimento na área jurídica. Mariana comentou o que acredita ser fundamental para atingir tal patamar: "Em qualquer área especializada, é essencial entender as bases técnicas e as nuances regulatórias do setor para examinar as questões jurídicas envolvidas. Vejo isso não como uma dificuldade, mas como um estímulo ao aprendizado e à criatividade nas soluções propostas."
Sabrina tem se tornado uma inspiração para advogadas mais jovens e compartilha um valioso conselho: "Especialize-se e destaque-se pelo conhecimento técnico, pois isso já quebra uma barreira significativa." Para ela, a busca por uma especialização sólida é essencial para se destacar em um mercado competitivo, especialmente no setor jurídico.
Além disso, a advogada destaca o papel das mulheres no ambiente de negócios, ressaltando a importância do "client care" e do desenvolvimento de relacionamentos estratégicos. "As mulheres se destacam cada vez mais nesse aspecto, e esse fator, combinado com a expertise técnica e parcerias estratégicas, pode ser uma combinação poderosa para crescer e se destacar no setor", concluiu.