Em uma roda de conversa, realizada durante a Fenalaw 2023, 26, os advogados Fernando Serec, Renato Opice Blum, Fernando Meira e Alfredo Zucca, com mediação de Carlos José Santos da Silva, conhecido como Cajé, discutiram a gestão de seus escritórios, com foco nos desafios e oportunidades da tecnologia e da gestão de pessoas.
Todos pertencentes a escritórios eleitos Mais Admirados pelo anuário ANÁLISE ADVOCACIA, o quinteto fez questão de destacar as potencialidades da transformação digital e o cuidado da administração da banca com questões como confidencialidade, ataques cibernéticos e inteligência artificial.
Atendendo expectativas e exigências dos clientes, o managing partner partner do Pinheiro Neto Advogados, Fernando Meira, explicou que o tema é constantemente debatido internamente no escritório. Inspirando-se em exemplos do exterior, o escritório paulista dedica especial atenção à estrutura e infraestrutura, inclusive com investimentos substanciais.
Analisando as funcionalidades que as ferramentas proporcionam, managing partner do /asbz, Alfredo Zucca ainda deseja mais. Ele acredita que é necessário ocorrer uma ressignificação de mão dupla na advocacia para que o mercado sinta efetivamente as mudanças.
O CEO e Maning Partner do Tozzini Freire, Fernando Serec, comentou que, além de buscar mecanismos técnicos como ferramentas e softwares, tenta implementar uma cultura de inovação no escritório, principalmente por integrar uma banca com profissionais de diferentes gerações.
Completando o bate-papo, Renato Opice Blum, executive chairman do Opice Blum Advogados, chamou a atenção para a dicotomia que a tecnologia pode gerar. Segundo ele, as adequações legais envolvidas devem ser discutidas, pois abrangem todos os escritórios.
Renato completou que o tema da inteligência também faz parte da transformação digital, principalmente quando associado ao processamento avançado de dados. "A gente não tem, ainda, inteligência em si, nós temos mais dados e mais processamento desses dados e assim informações."