Possuir uma boa gestão administrativa dentro das empresas, independente do ramo de atuação, é fundamental para a manutenção e "sobrevivência" de todas elas. No mundo corporativo, principalmente, o setor administrativo é que direciona as instituições frente aos desafios. Em contrapartida, a atual instabilidade financeira existente no país faz crescer os obstáculos, o que causa dificuldade no empreendedor brasileiro em seguir no comando do negócio.
Em relação a escritórios de advocacia, conforme dados da edição 2019 do Análise DNA, administração é a especialidade mais presente em gestores não-advogados em bancas de grande porte (91%), seguido de tecnologia (88%), recursos humanos (85%), marketing (64%), contabilidade (58%), comunicação (48%) e compliance (27%).
Paralelo a isso, dos grandes escritórios pesquisados, 44% possui pelo menos um sócio ligado diretamente à gestão do negócio. Entre as bancas de médio e pequeno porte, o percentual chega a 64%. Veja escritórios contam com profissionais não-advogados em cargos estratégicos.