A Análise Editorial discutiu o Prêmio Análise DNA+Fenalaw em seu programa quinzenal no YouTube, chamado "Análise Advocacia". Este prêmio resulta de uma colaboração entre a editora e a Fenalaw, o maior evento jurídico da América Latina. Nessa edição do programa, contaram com a participação de Maria Juliana Barbosa, conhecida como Maju, diretora da Fenalaw, juntamente com Alexandre Raciskas, diretor comercial da Análise. Os mediadores do programa foram Silvana Quaglio e Alexandre Secco, que ocupam, respectivamente, as posições de diretora-presidente e conselheiro editorial da editora.
De acordo com Maria Juliana, a parceria com a Análise para a realização do prêmio foi uma escolha lógica, uma vez que a Análise Editorial e a Fenalaw, juntas, têm acompanhado a evolução do mercado jurídico no Brasil.
O diretor comercial da Análise, Alexandre Raciskas, que é um dos responsáveis pela organização do prêmio, relatou que houve um aumento significativo na quantidade de casos inscritos em 2023. "Tivemos um crescimento significativo. No último ano, contamos com 169 casos, e este ano já tivemos 305, representando um aumento de 80% no número de casos inscritos."
Raciskas também explicou o processo de análise dos casos e como é realizado o ranqueamento para a premiação. "A captação dos casos começou em maio deste ano, colocamos em referência os casos vencedores do ano passado para que os escritórios se inspirassem nas melhores práticas. Os casos inscritos passam por uma triagem que analisa a consistência dos casos, e dos 305 inscritos chegamos a 195 casos que foram para a segunda etapa. Nesse próximo passo, 11 jurados deram notas de 1 a 5 para os casos, com base na média é feito o ranqueamento dos casos."
Na segunda edição, o Prêmio Análise DNA+Fenalaw incluirá mais uma categoria, a de Diversidade e Inclusão. Silvana considera a inclusão dessa categoria uma grata surpresa e acredita que ela promete crescer ainda mais. "Essa é uma categoria surpreendente, pois há 5 anos não estaríamos falando dela. O que sentimos pelo que avaliamos nos cases e pela nossa publicação especial, o Análise Advocacia Diversidade e Inclusão, é que tudo é muito recente", disse a diretora-presidente da Análise.
Alexandre Secco foi um dos jurados que analisou os casos inscritos. Segundo ele, as inovações feitas pelos escritórios podem inspirar outras bancas. "Existem projetos que poderão servir de inspiração para as bancas. Fui surpreendido positivamente com a qualidade dos casos na primeira edição e novamente surpreendido positivamente nesta nova edição", afirmou Secco.
A entrega do Prêmio Análise DNA+Fenalaw deste ano será na próxima quinta-feira, dia 26, às 14h30. O evento acontecerá durante a Fenalaw no espaço Fenatalks e será transmitido ao vivo pelo TV Análise.