Na última edição do Análise Executivos Jurídicos e Financeiros, 2019, as mulheres foram a maioria entre os advogados corporativos mais admirados, figurando 53% do total de eleitos. O ranking apresentado na 12ª edição do anuário conta com 49 nomes de profissionais da área jurídica mais lembrados pelos próprios pares. Participaram da votação 646 executivos jurídicos, que indicaram até três nomes de colegas de profissão atuantes no Brasil, por ordem de admiração.
Se o jurídico mais admirado fosse um personagem ele seria do gênero feminino, teria 48 anos de idade e estaria há nove anos trabalhando na empresa em que se encontra. Investiu na sua formação - além da graduação e do conhecimento em uma língua estrangeira, fez uma pós-graduação. Ao mesmo tempo começou a trabalhar relativamente cedo, entre 18 a 21 anos. É a segunda geração na sua família a concluir o ensino superior.
Há cinco anos, a Análise Editorial apresentava pela primeira vez os 50 executivos jurídicos mais admirados pelos próprios pares. Destes, 38 homens figuravam entre os mais votados no ranking. Ainda que estivessem em menor número - 12 no total - o peso das mulheres no mercado jurídico já era notável: a primeira colocada foi Josie Jardim, atual diretora jurídica da empresa Amazon Brasil, que na época atuava como head jurídica na Amil.
Conheça também o perfil do executivo financeiro mais admirado de 2019.