Nesta quarta-feira (01), faleceu em São Paulo, aos 85 anos de idade, o ilustre jurista José Manoel de Arruda Alvim Netto. Ao longo de sua carreira, formou-se bacharel, livre-docente, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e foi professor titular do curso de Direito Civil e coordenador da área de Direito Processual Civil da mesma universidade.
Natural do estado paulista, Arruda Alvim exerceu a profissão de advogado até o ano de 1979, quando passou a integrar o Poder Judiciário até se aposentar como desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, em 1984. O advogado também atuou como juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil e como Procurador da Fazenda Nacional de São Paulo.
Após sua aposentadoria, voltou para a advocacia e a prestar consultoria jurídica pelo escritório que fundou, o Arruda Alvim & Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica. Além de ser reconhecido como professor e ter diversos trabalhos publicados no Brasil e no exterior, foi eleito como advogado Mais Admirado em 12 edições do anuário Análise Advocacia, sendo prestigiado pela excelência de sua atuação na especialidade de Direito Cível.