Lançamento do Análise Executivos Jurídicos e Financeiros promove bate-papo entre executivos Mais Admirados | Análise
Análise

Lançamento do Análise Executivos Jurídicos e Financeiros promove bate-papo entre executivos Mais Admirados

Os convidados conversaram sobre o novo normal e souberam, ao vivo, suas posições no ranking da publicação

24 de July de 2020 8h

Nesta quinta-feira (23), ocorreu o lançamento virtual da 13ª edição do anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros, levantamento que exibe os perfis dos principais responsáveis destes departamentos nas maiores empresas do país. A edição de 2020 traz uma novidade especial, estruturada durante cinco anos de coleta de dados: a apresentação do executivos de compliance Mais Admirados, votados tanto por executivos jurídicos quanto por profissionais especializados na área.

O bate-papo foi mediado por Silvana Quaglio, diretora-presidente e publisher da Análise Editorial, com comentários de Ligia Donatelli, gerente de pesquisa e distribuição da editora. Entre os convidados estavam Elias Marques de Medeiros Neto, diretor executivo jurídico da Rumo S/A; Josie Jardim, diretora jurídica da Amazon Brasil e Rogéria Gieremek, global chief compliance da LATAM Airlines Group. Ao final da transmissão, Silvana e Ligia anunciaram a colocação dos executivos no ranking dos Mais Admirados, que foram eleitos pelos próprios pares. Elias ficou em primeiro lugar entre os executivos jurídicos citados, seguido por Josie, que foi eleita a mais bem colocada nos últimos cinco anos e, desta vez, ocupa a segunda posição.

Em seguida, Rogéria foi anunciada como primeira colocada entre os executivos de compliance Mais Admirados - o ranking foi a grande novidade da publicação. O bom desempenho entre os colegas do mercado deixou a executiva bastante emocionada. O primeiro lugar entre os executivos financeiros também foi anunciado: é Marcelo Eduardo Martins, da Cosan S/A.

O principal tema discutido pelos Mais Admirados foi o novo normal, rotina de distanciamento social imposta pela pandemia de COVID-19, que inclui protocolos mais rígidos de higiene e a adoção de equipamentos de proteção, como máscaras e álcool gel, itens fundamentais para prevenir o contágio pelo novo coronavírus. Elias explicou que, mesmo com a mudança radical e forçada do escritório para casa, as atividades corporativas continuaram funcionando muito bem, em especial para o departamento jurídico, que teve um de seus momentos mais produtivos.

Josie comentou que a Amazon Brasil teve a vantagem de poder observar a maneira que filiais localizadas em outros países, como Itália e Espanha, lidaram com a crise e possibilitaram evitar os mesmos erros por aqui. Ela enfatizou que, mesmo a empresa tendo dois comitês de crise para ajudarem no funcionamento das atividades, foi necessário trabalhar em ritmo de emergência. Com o tempo, uma exaustão foi sentida, tanto pela head do departamento quanto pela equipe, o que levou a problemas como insônia, cansaço e perda de produtividade. A diretora jurídica ressaltou o privilégio de estar empregada no meio de uma pandemia, além da importância do descanso, mesmo em regime de home office, para preservar a saúde mental e o bom trabalho dos colaboradores.

Ainda durante a conversa, Rogéria relatou que sua adaptação aos novos hábitos não foi tão complicada, pois sua rotina tradicional já envolve trabalho remoto com diretorias estrangeiras, através de videochamadas. A equipe administrativa também se organizou rapidamente, por estarem habituados ao home office. Entretanto, a Mais Admirada explicou que os funcionários da LATAM que precisam estar em campo seguem uma série de protocolos de segurança e possuem acompanhamento da equipe médica da companhia, que garante o uso de equipamentos de proteção durante o trabalho. Ela comentou também que mesmo tendo uma gestão de riscos organizada para a pandemia, a crise tomou proporções maiores do que o esperado e isso obrigou os funcionários a trabalharem rapidamente para minimizarem os impactos, destacando a importância da agilidade e de sermos cada vez mais rápidos em nossas atividades nos tempos atuais.

Ao debaterem sobre a retomada presencial das atividades, os dois mais admirados pelo ranking jurídico comentaram que não há pressa para retorno neste ano. Elias detalhou uma volta facultativa, considerando a situação de cada colaborador da Rumo S/A que possa e queira atuar no escritório, e Josie destacou que cada região em que a Amazon está estabelecida decidirá individualmente o que fazer. Ao citar a questão dos funcionários que têm filhos, defendeu que não há como voltar à empresa se as escolas não retomarem as aulas. Rogéria, por sua vez, explicou que a LATAM Airlines Group planeja um retorno gradual a partir do mês de agosto, seguindo medidas cautelosas de distanciamento social e higiene, para proteção dos colaboradores e do público atendido.

O Análise Executivos Jurídicos e Financeiros 2020 chega ao mercado com mais de 2,6 mil perfis sobre os principais responsáveis destes departamentos e com as listas apresentando os Mais Admirados de cada um, juntamente com a lista dos eleitos em compliance. A live desta quinta foi a segunda de uma série que deve ser realizada até o lançamento da 15ª edição do Análise Advocacia. Veja a íntegra do bate-papo aqui.

Saiba mais sobre a 13ª edição do Análise Executivos Jurídicos e Financeiros 2020 e os rankings dos executivos Mais Admirados, clicando aqui.

AdmiradosAnálise EditorialAnuárioElias Marques de Medeiros NetoExecutivos Jurídicos e FinanceirosJosie JardimLançamentoLiveLive AnáliseNovo NormalRankingRogéria Gieremek