Universidades mais tradicionais são as mais cursadas tanto por líderes do departamento jurídico das empresas quanto por integrantes de seus times, de acordo com dados do anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros, edição 2019. O levantamento aponta a Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) como opção de 17% dos advogados corporativos participantes, enquanto a Fundação Getulio Vargas (FGV-SP) é a escolha de dois em cada dez membros de suas equipes. As duas instituições existem desde a década de 40.
É interessante destacar que as segundas colocadas nos rankings acadêmicos de ambos os grupos são as mesmas universidades. Enquanto a FGV-SP é cursada por 13% dos executivos jurídicos, a PUC-SP totaliza 9% das escolhas de seus times, tendo uma diferença de mais de dez pontos percentuais em relação ao primeiro lugar.
Conforme o Ranking Universitário Folha (RUF) de 2019, as duas universidades são as melhores instituições de Direito privadas de São Paulo. Na listagem geral, onde também estão listadas as faculdades públicas, a FGV-SP ocupa o segundo lugar, seguida pela PUC-SP. A primeira colocada é a Universidade de São Paulo (USP).
Veja também como as duas instituições se destacam na vida acadêmica dos advogados corporativos, além da pós-graduação.