A School of Knowledge Economy and Management, escola francesa com unidades em cinco países, lançou em outubro a escola de Direito, com processo seletivo aberto e início no primeiro semestre de 2023.
A unidade da faculdade no Brasil funciona em Belo Horizonte (MG) e a criação do curso faz parte do compromisso da instituição em desenvolver uma escola mundial abrangente e dotada de formas de ensino que ultrapassem abordagens tradicionais de educação.
A SKEMA Business School Brasil assume o desafio de inovar na carreira do Direito. De acordo com Geneviève Poulingue, reitora da faculdade e economista, o curso foi estruturado para habilitar o aluno a atuar nas carreiras jurídicas tradicionais, na área empresarial e na interface entre direito e tecnologia.
"A grade curricular mantém todo o arcabouço teórico e prático clássico e contempla conteúdos relacionados a novas ferramentas como processos eletrônicos, legal design, proteção de dados e inteligência artificial. [Ela] habilita o profissional para ser gestor de sua carreira pessoal, de um escritório, de um departamento jurídico público ou privado ou até mesmo de uma vara ou tribunal do Poder Judiciário", explica a reitora.
Além da esfera pública, o exercício do direito no ramo privado também exige aplicabilidade de conhecimentos de tecnologia e inovação. As soluções e ferramentas tecnológicas se renovam do dia para a noite e é preciso que os profissionais conheçam a fundo como funcionam, para que questões como garantia de patentes e proteção de dados, por exemplo, estejam em conformidade com os acordos vigentes.
Para este profissional, é exigida a formação e o conhecimento em mais de uma área, além do direito. É preciso ser especialista também no campo específico de atuação onde se insere o produto ou serviço em questão, para garantir que todos os atores envolvidos no processo estejam resguardados pela lei.
"Percebemos a necessidade de formar advogados capazes de atuar no mercado tradicional, na esfera pública, em projetos globais e disruptivos. Nesse sentido, entendemos que o curso de Direito da SKEMA vem para defender e fazer cumprir a lei na nossa sociedade, o que é essencial, além de formar cidadãos engajados e comprometidos com a sociedade, em qualquer lugar do mundo", afirma Poulingue.

