A equipe da Análise Editorial está dando andamento à pesquisa da publicação que identifica quem são os principais responsáveis jurídicos e financeiros das maiores empresas do país. Desde 2010, o anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros apresenta o perfil profissional desses líderes e, nos últimos cinco anos, também traz o resultado da pesquisa que revela quem são os executivos mais admirados.
Veja a seguir a metodologia do anuário e do levantamento que elege os Executivos Jurídicos e Financeiros Mais Admirados.
Quem participa
Heads jurídicos e financeiros das maiores empresas do país, que fazem parte da lista Análise: Maiores Empresas do Brasil. O critério mais importante para fazer parte desta lista, que conta com mais de 2 mil companhias e instituições, é a receita líquida ou patrimônio líquido, que deve ser igual ou superior a 406 milhões de reais, embora não seja o único determinante. Os participantes devem representar a economia brasileira de forma abrangente e criteriosa, mostrando sua contribuição para o desenvolvimento do país.
Como são produzidos os perfis
Os executivos das empresas participantes são contatados pela Análise Editorial, tanto por telefone quanto por e-mail, e convidados a preencherem um perfil com a formação acadêmica, histórico profissional, abrangência da atuação de seu departamento e como gerenciam outras áreas da companhia.
Os dados inclusos nos perfis são fornecidos e confirmados pelos próprios heads. Por meio de um login e senha enviados diretamente pela Análise, os convidados, ou alguém designado por eles, podem acessar a base de dados on-line da editora e preencher ou atualizar suas informações. Nos casos de perfis enviados por e-mail, a equipe de pesquisa realiza cruzamentos e checagens necessárias para verificar a integridade dos dados.
A pesquisa de Executivos Mais Admirados
Durante a pesquisa para envio e atualização de seus perfis profissionais, os responsáveis jurídicos e financeiros são convidados a votar em até três profissionais de sua área, atuantes no Brasil, por ordem de admiração. Não é permitido votar em colegas de profissão que sejam da mesma empresa, porém podem indicar executivos de empresas do mesmo grupo.
Os nomes indicados em primeiro, segundo e terceiro lugar recebem uma pontuação correspondente, seguindo o critério olímpico. Observando as pontuações atingidas, é possível determinar duas listas: a dos Mais Admirados, com os executivos que atingiram as maiores pontuações, e a lista dos finalistas, que reúne profissionais que obtiveram com uma quantidade expressiva de votos, mas insuficiente para integrar o ranking final. Neste ano, estreia também a eleição dos executivos de compliance mais admirados.
Na edição 2019 do anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros, foram eleitos 49 executivos jurídicos e 23 financeiros mais admirados.
Se você faz parte do grupo de empresas pesquisadas e ainda não atualizou seu perfil profissional e nem indicou os colegas que mais admira, entre em contato com nossa equipe pelos e-mails [email protected] ou [email protected].
Se preferir, contate nossa gerente de pesquisa, Ligia Donatelli, pelo celular (11) 99621-7220, ou nossa coordenadora de pesquisa, Mayara Bonfim, pelo celular (11) 94274-4989.