O anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros exibe, além de panoramas sobre o perfil e a atuação dos heads destes departamentos, informações sobre os advogados corporativos que compõem as equipes jurídicas das maiores empresas do Brasil. Com quase 60% de mulheres em suas composições, esses times investem na pós-graduação como principal escolha de educação continuada, sendo cursada por cinco em cada dez de seus integrantes. No entanto, a especialização tem ganhado importância no currículo destes profissionais: entre 2016 e 2020, ela teve um crescimento de 16 pontos percentuais e está presente no currículo de quase 20% das equipes jurídicas pesquisadas atualmente.
Jéssica Rodriguez Ramos, gerente jurídica do Grupo Verzani & Sandrini, explica que, antigamente, a visão básica sobre Direito fazia mais sentido em departamentos corporativos. Eles acabavam atuando de maneira limitada, apenas gerenciando contingências, enquanto a especialização era deixada para profissionais que atuavam em escritórios de advocacia. Hoje, para ela, os departamentos jurídicos estão mais estratégicos e o trabalho é feito em conjunto por empresa e banca jurídica, tornando a especialização um requisito para advogados que queiram integrar um destes departamentos.
Seguindo a linha da importância estratégica do departamento jurídico, a advogada Fabiane Cristina Pereira Schivinski, da Britânia, comenta que a especialização realizada por advogados corporativos deve abranger a área de negócios como um todo, indo além do Direito. Ela relata que se especializar em Direito do Trabalho trouxe maior solidez técnica e domínio na prestação de consultoria em Recursos Humanos, setor em que atua.
Já Tiago Luiz Torres Costa, coordenador jurídico da UPL do Brasil, destaca a importância de não se restringir apenas à parte teórica da especialização, valorizando também as que são voltadas para a prática. Ele também ressalta a melhora em sua atuação empresarial jurídica após a conclusão das especializações em Direito Corporativo e gestão de departamentos jurídicos.
Confira também o perfil das equipes jurídicas das maiores empresas do Brasil, com informações detalhadas sobre a média de idade, formação acadêmica e as instituições mais cursadas por estes profissionais.