Os temas ESG e sustentabilidade foram o foco de um dos diversos painéis da Fenalaw 2022. A sigla, é uma abreviação de Environmetal, Social and Governance, diretamente atrelada a sustentabilidade no ramo empresarial e industrial. O termo, que surgiu em 2004, sintetiza boas práticas ambientais, sociais e de gestão dentro das empresas.
O painel "Tecnologia, Complience Tributário, ESG & Sustentabilidade" contou com a presença de diversos executivos a fim de demonstrar como fazem a implantação do ESG em suas empresas, além das dificuldades e entraves para que possam ter o selo ESG.
Um dos participantes do painel, Eugênio Deliberato, tax director da O-I, comentou sobre a criação da sigla em 2004, além de destacar o objetivo de integrar boas práticas ambientais, sociais e de governança no mercado de capitais.
Erica Perin, sócia da EY, também participou do evento e ressaltou que atualmente as empresas não buscam somente os lucros, mas procuram por meio de boas práticas alcançar um mundo mais sustentável. Para Erica, essa é uma grande tendência mundial e que, nos próximos anos, o tema sustentabilidade e ESG deve ter um grande crescimento - mas ainda há alguns desafios pela frente.
A sócia da EY chamou a atenção para o fato de o mercado de créditos de carbono estar crescendo mesmo sem ter uma regulação. "Surgem algumas dúvidas, como contabilizaremos isso? É um ativo intangível? São grandes questões que vão começar a aparecer e esbarrar na área fiscal e tributária das empresas", diz a profissional.
A última palestrante do painel foi Marcela Ladeira Nardelli, diretora jurídica tributária corporativa da Brasken S/A.
Marcela contou que a empresa já conta com um Comitê de ESG dentro do departamento jurídico, além de um comitê de sustentabilidade formado com os vice-presidentes e o CEO da empresa.
De acordo com dados da última pesquisa realizada pela equipe da Análise Editorial, para o anuário ANÁLISE EXECUTIVOS JURÍDICOS E FINANCEIROS 2022, 51% dos executivos consultados afirmam que a empresa já adotou a área ESG, sendo que 30% afirma ser o profissional responsável pelo setor.