Escritório pernambucano faz homenagem a Antonio Carlos Monteiro | Análise
Análise

Escritório pernambucano faz homenagem a Antonio Carlos Monteiro

A obra é de autoria do artista plástico Roberto Ploeg

1 de February de 2023 14h20

Referência nacional na área fiscal e secretário da Receita Federal do Brasil em 1992 e 1993, o advogado Antonio Carlos Monteiro foi homenageado em memória pelo escritório Wanderley Monteiro Rocha - ADC Advogados - eleito Mais Admirado em Pernambuco pelo ANÁLISE ADVOCACIA 2013. A banca foi fundada pelo advogado em 1991.

Em forma de retrato, a homenagem é de autoria de Roberto Ploeg, artista plástico holandês, radicado em Pernambuco, e conhecido por imprimir traços do imaginário afetivo na representatividade dos personagens que retrata.

Gisela agradeceu aos sócios fundadores José Henrique Wanderley e Antônio Henrique Wanderley por idealizarem e se empenharem na concretização da iniciativa. "Esta é uma homenagem dos sócios a meu pai, que teve muitas reuniões de trabalho nesta sala. Em 2018, recebeu aqui a equipe que gravava um documentário sobre os 50 anos da Receita Federal do Brasil e foi fotografado enquanto falava sobre sua experiência à frente da instituição, entre 1992 e 1993. Essas foram suas últimas imagens trabalhando. O retrato capta um desses momentos e transmite não só a imagem, mas a grandeza da essência dele", contou.

José Henrique falou do amigo com quem conviveu por 58 anos. "Nos conhecemos em 1961, eu com 14 anos e ele com 15, quando chegamos no Colégio Nóbrega. Desde então não nos despregamos mais. Juntos terminamos o colégio, cursamos cinco anos na Faculdade de Direito do Recife, ingressamos na Secretaria da Fazenda, fomos secretários do Estado e secretários municipais, tornamo-nos procuradores do Estado, casamos quase na mesma época, temos filhas com mesmo nome e finalmente fundamos a ADC, com queridos sócios que ao longo do tempo fizeram o que ela é hoje. Monteiro participou com muita intensidade de tudo isso e é uma referência para todos nós", destacou o advogado, em discurso emocionado.

Gisela Monteiro, filha do homenageado e sócia do ADC Advogados (Imagem: Divulgação/ Hesíodo Góes)
HomenagemObraRetrato