Diretoria da Análise Editorial comenta sobre os desafios e bastidores do Análise Executivos Jurídicos e Financeiros 2020 | Análise
Análise

Diretoria da Análise Editorial comenta sobre os desafios e bastidores do Análise Executivos Jurídicos e Financeiros 2020

Assuntos como o especial de compliance e as barreiras impostas pela pandemia foram destaques na conversa virtual

16 de July de 2020 16h04

Na manhã desta quinta-feira (16), os gestores da Análise Editorial se reuniram em uma live para conversar sobre o desenrolar da produção e finalização do 13º anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros. A publicação é um dos mais relevantes produtos editoriais sobre os principais responsáveis por estes departamentos nas maiores empresas do Brasil. Participaram do bate-papo a diretora-presidente e publisher, Silvana Quaglio; a gerente de pesquisa e distribuição, Ligia Donatelli; o diretor comercial, Alexandre Raciskas; e o sócio e conselheiro editorial, Alexandre Secco, que desempenhou o papel de mediador.

Silvana destaca a influência do Análise Executivos Jurídicos e Financeiros no modo de valorização desse mercado, no decorrer dos anos. Em 2006, quando foram iniciadas as primeiras listas para os anuários, a diretora-presidente contou que, ao ligar para uma assessoria de imprensa e perguntar sobre o responsável pelo jurídico da companhia, era comum ouvir um "não conheço". Formou-se então a ideia de apresentar este profissional aos tomadores de decisão e mostrar sua relevância estratégica nas organizações, muito acentuada ao longo dos anos e fazendo cada vez mais parte do business da empresa.

Secco também comenta como a publicação acompanha a evolução dos departamentos jurídico e financeiro, juntamente com seus responsáveis, nas 13 edições produzidas até hoje. Ainda explicou como é desafiador conceber um produto editorial de qualidade por tantos anos. Uma das questões levantadas por ele foi sobre manter uma revista impressa, mesmo com tanta tecnologia disponível, e se não seria mais fácil disponibilizar tudo na internet. Coube a Silvana Quaglio responder:

Já Ligia conta sobre uma novidade que a publicação traz, a estreia do ranking dos Mais Admirados de Compliance, que vem sendo estruturada desde 2015, com o intuito de reconhecer a importância destes profissionais. Além disso, a gerente de pesquisa e distribuição destaca que, mesmo com os desafios e barreiras impostos pela pandemia da Covid-19, a equipe de redação da Análise Editorial conseguiu finalizar remotamente a Executivos Jurídicos e Financeiros 2020. O suporte tecnológico teve papel essencial neste processo, permitindo a rápida estruturação do home office dos colaboradores, peças fundamentais da editora.

Ilustrando o ponto de vista comercial, Raciskas enfatiza que, mesmo em tempos de crise, um produto bom é vendido com facilidade, sendo interessante alinhar marcas a produtos de alta qualidade, e considerou uma vitória ter atingido 80% do resultado esperado em meio a uma pandemia. O diretor também comenta sobre a entrada da empresa no meio digital e como a plataforma analise.com se mostra útil ao disponibilizar ao mercado uma ferramenta de consulta com mais de 8.000 escritórios de atuação empresarial, que passaram por um processo gradual de profissionalização ao longo dos anos e, atualmente, possuem estruturas muito mais organizadas.

Coube a Silvana reforçar que está na origem da Análise Editorial a cultura de ‘erro zero', uma vez que diversas etapas de revisão são implementadas para evitar que inconsistências ocorram e perdurem até a próxima edição. No fim da transmissão, a publisher anunciou a realização de mais uma live para a próxima quinta-feira (23), mesmo dia em que ocorrerá o lançamento do anuário. "Vamos fazer lives semanais até o mês de novembro, quando sai a Análise Advocacia, cuja pesquisa já começou essa semana".

Clique aqui para ver a live na íntegra e fique ligado em nossas redes sociais para assistir às próximas!

Análise AdvocaciaAnálise EditorialComplianceExecutivos de ComplianceExecutivos FinanceirosExecutivos JurídicosExecutivos Jurídicos e FinanceirosExecutivos Mais AdmiradosLiveLive AnáliseRevista