Durante o evento de lançamento do anuário ANÁLISE EXECUTIVOS JURÍDICOS E FINANCEIROS, cinco mulheres se destacaram, levando consigo um total de dez troféus. As executivas Sabrina Pezzi, Amira Chammas, Márcia Bonilha, Márcia Muniz e Janaína Maluf Pichinin Pavan foram reconhecidas por suas performances tanto na área de compliance quanto no campo jurídico.
A coincidência foi recebida com alegria e surpresa pelas advogadas, que orgulhosamente levantaram seus troféus durante a premiação.
Sabrina Pezzi, gerente executiva jurídica e de compliance da Unimed Porto Alegre, destaca a gestão colaborativa como fator importante para a harmonia da equipe que lidera. Ela acompanha de perto as tendências em sua área e acredita que as transformações em sua carreira trazem reflexão e entusiasmo.
No ramo da saúde há mais de 15 anos, a advogada carrega valores inegociáveis. Fã de Clint Eastwood, ela adota o lema "O erro do passado é o professor do presente. Quero extrair da falha a sabedoria e do acerto o humilde conselho", como um mantra que a guia em sua jornada.
Amira Chammas, diretora jurídica, compliance e governança corporativa da Gramado Parks, ocupou a 15º e 26ª posições em jurídico e compliance. Apaixonada pelo que faz, Amira deseja continuar exercendo sua profissão - e vocação - até o fim da vida. Sua dedicação e amor pelo ofício influenciaram sua filha, que está na fase de pré-vestibular, a seguir os passos da mãe.
Sensível à importância de formar novas gerações nas empreitadas que enfrenta, Amira reconhece as oportunidades tecnológicas como um contrapeso, pois elas requerem pessoas habilidosas para manuseá-las e capacitar outros a acompanhá-las. Ela destaca: "Temos muitas pessoas para qualificar. Precisamos treinar e capacitar uma nova geração".
Outra profissional admirada, Márcia Bonilha Novo, demonstra sua paixão pelo direito tanto na vida real quanto na ficção, sendo sua série favorita "Better Call Saul", um derivado de "Breaking Bad" que conta a história do advogado eternizado nas telinhas por Bob Odenkirk. Márcia atua como diretora jurídica e compliance officer na SETIN Incorporadora.
Diferentemente do protagonista da série, Bonilha tem uma abordagem mais ortodoxa e, ao invés de lidar com casos exóticos no meio do deserto, prefere se dedicar à análise de riscos relacionados a questões ambientais, sociais e de governança (ESG) e à revisão de processos internos.
Márcia destaca que, embora as empresas nem sempre prefiram, os setores jurídico e de compliance acabam convergindo. No seu caso, ela foi responsável por criar o setor e implementar todo o programa de desenvolvimento, assumindo funções adicionais. "É importante que o profissional de compliance também tenha conhecimento em alguns aspectos jurídicos", ressalta.
Márcia Muniz, diretora jurídica sênior, compliance e DPO - Latam Canada da Cisco do Brasil, tem como principal lembrança de sua infância as tardes descomplicadas que passava com sua família na fazenda. Em contrapartida, a advogada se define como uma mulher multitarefa, afirmando que as mulheres têm a capacidade de lidar com várias tarefas ao mesmo tempo. Para completar sua inquietude, seu filme preferido é "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo".
Admirada por ocupar as primeiras colocações em ambas as categorias, ficando em 12º lugar em jurídico e 9º lugar em compliance (em um ranking com 65 e 35 finalistas, respectivamente), Muniz enxerga na premiação um reconhecimento por parte de seus colegas e um incentivo para profissionais futuros.
"É uma prova de que estou realizando um trabalho diferenciado. Acredito na importância desse reconhecimento, especialmente para aqueles que estão começando suas carreiras, pois podem escolher seus mentores e perceber que é possível crescer em uma profissão e conciliar múltiplas áreas."
Para finalizar, a dobradinha foi completada por Janaína Maluf Pichinin Pavan, diretora de compliance da Johnson & Johnson. No entanto, a executiva não pôde comparecer ao evento.
Em entrevista prévia à Análise Editorial, Janaína lembrou com carinho do Ipê amarelo que plantou com o pai no jardim de casa. Ela também mencionou o filme "A Baleia" (2022) como seu favorito, além de ser fã da série "The Handmaid's Tale" e do livro "Os Últimos Melhores Dias da Minha Vida", de Anna Penido e Gilberto Dimenstein.