Diretório Nacional da Advocacia reúne mais de 40 mil informações em 2021 | Análise
Análise

Diretório Nacional da Advocacia reúne mais de 40 mil informações em 2021

A nona edição do anuário apresenta reportagem especial sobre as oportunidades da sociedade digital

25 de February de 2021 12h11

Em 2013, a fim de auxiliar executivos contratantes de serviços jurídicos e tomadores de decisão, a equipe da Análise Editorial colocou uma nova ferramenta em circulação no mercado empresarial. Trata-se do anuário Diretório Nacional da Advocacia, ou como é mais conhecido, o Análise DNA, publicação que reúne informações completas sobre os escritórios brasileiros que participam do projeto incluindo seu perfil no índice. Dentre os dados fornecidos é possível conferir o quadro societário, áreas de atuação, localidades de atendimento e muito mais.

Já em sua primeira edição, o Análise DNA apresentou 361 perfis de escritórios, somando cerca de 1.700 nomes de advogados situados em 100 cidades brasileiras e estabelecidos em 25 estados e no Distrito Federal. Ano após ano, o anuário passou por uma série de transformações, consolidando-se como o mais relevante e completo guia no âmbito advocatício. Dessa forma, passou a atender, com cada vez mais excelência, as exigências de um setor competitivo e que preza pela exatidão das informações.

A partir de 2015, para alcançar ainda mais profissionais que careciam de uma consulta precisa sobre as bancas e suas expertises, o Análise DNA passou a ser apresentando também em outro formato, por meio da Seção Diretório, dentro do anuário Análise Advocacia - publicação que formata os rankings de escritórios e advogados mais admirados, segundo a opinião de heads jurídicos e financeiros das maiores empresas do país.

O crescimento do projeto pode ser percebido nos números que a nona edição do DNA - lançada oficialmente no dia de hoje - imprime em suas 311 páginas. São 579 bancas de advocacia e 2.592 advogados, representando 126 cidades brasileiras, com atuação em 59 especialidades do Direito relacionadas a 76 ramos de atividade econômica. Ao todo foram compiladas mais de 40 mil informações sobre as sociedades e seus profissionais.

Maturidade Digital

Com a intenção de enriquecer o conteúdo do anuário, a equipe da Análise Editorial produz uma matéria especial abordando um tema de relevância para o mercado da advocacia no período. Para a edição de 2021, foi realizada uma pesquisa exclusiva com 170 escritórios, que fazem parte da lista dos Mais Admirados do Análise Advocacia 15 anos, para investigar como está acontecendo a organização das bancas para atender às obrigações e aproveitar as oportunidades na sociedade digital.

Fato constatado durante o levantamento é que a grande maioria dos participantes já absorveu o Direito Digital como parte dos serviços oferecidos pelo escritório. De certa maneira, acelerada por conta da pandemia e pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a procura por serviços especializados fez com que as bancas atingissem cada vez mais a maturidade digital e adequassem suas operações - e de seus clientes - às exigências da LGPD.

Também foi possível desenvolver um perfil sobre o Data Protection Officer (DPO), profissional designado para ser o guardião dos dados pessoais e estabelecer um canal de comunicação entre a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e a empresa ou titulares dos dados. Mais da metade dos escritórios respondentes da pesquisa já possui um DPO em seu quadro de funcionários e a tendência é que a banca também venha a disponibilizar um encarregado de proteção de dados para as empresas parceiras.

Para conferir a reportagem especial na íntegra, clique aqui e baixe o e-book.

Análise DNA+

Como uma forma de facilitar ainda mais o acesso às informações, a Análise Editorial lançou, no fim de 2019, o analise.com. O objetivo do portal é que, por meio de poucos cliques, em um sistema de busca ágil e criterioso, o usuário tenha uma experiência inovadora de encontrar o serviço que o atende da melhor maneira possível. Além das segmentações do impresso, a versão digital permite encontrar as bancas de acordo com sua categoria, tempo de atuação e idiomas que atende e, também, identificar se a banca já foi eleita como uma das mais admiradas do país pelo Análise Advocacia.

No site, é possível consultar mais de oito mil escritórios e 21 mil advogados, utilizando diversos filtros de busca. O Análise DNA+ também permite aos escritórios participantes exibirem a quantidade de informações adequada à sua necessidade, moldando-se para cada caso específico, e tornando mais prática a conexão entre bancas que realizam a advocacia empresarial e executivos jurídicos. Para acessar ao banco de dados do Análise DNA+, clique aqui.

Análise AdvocaciaAnálise DNADireito DigitalDiretório Nacional da AdvocaciaDNADNA+e-bookEscritórios de AdvocaciaLançamentoLGPDMais AdmiradosSeção Diretório